A responsabilidade de um sacerdote


Olá amados!
Lá em I Samuel 2 do versículo 11 em diante,  nós vemos a história de Hofni e Finéias,  filhos do sacerdote Eli. 
O sacerdote Eli era já velho e foi após sua morte substituído pelo profeta Samuel filho de Ana e Elcana.


 Eli  sabia tudo quanto seus filhos faziam de errado junto a Casa do Senhor como eles se deitavam com as mulheres que serviam a porta da tenda da congregação, como comiam a carne antes que a gordura fosse queimada para o  sacrifício oferecido ( a gordura era a parte mais importante do animal que era oferecido pelos pecados ao Senhor) e ainda, os filhos de Eli, eram tidos como filhos de Belial, ou seja, homens desprezíveis que não respeitavam as coisas santas, as coisas de Deus.


Vemos mais adiante no versículo 30 do mesmo capítulo que Deus através de um homem  chega-se  para Eli e fala  entre outras coisas que aos que honram a Deus,  Ele, o Senhor, honrará. Mas os que O  desprezam  serão desmerecidos. Deus ficou indignado com o Sacerdote Eli por ser omisso diante de tanto erro de seus filhos. Na verdade não usou de sua autoridade nem como pai e nem como sacerdote. 


Tudo isso me leva a refletir o seguinte: Quantos de nós não só como sacerdotes do Senhor dentro de nossas casas, mas as vezes também na própria Casa do Senhor por muitas vezes somos omissos com tantas e tantas situações. As vezes por causa de uma atitude certa que não tomamos assim como Eli não tomou, perdemos toda uma guerra como podemos ver mais adiante é só você seguir a leitura e ver que Israel perde a batalha para os filisteus até mesmo com a presença da Arca de Deus que significava a Glória do Deus de Israel onde a arca  estivesse. 


Só que a presença de Deus é que santificava a arca e não o contrário. E para termos essa presença na nossa vida é necessário estarmos em conformidade com a vontade de Deus pra nós. E os filhos de Eli além de estarem em pecado, carregando ou permanecendo perto da arca, estavam usando a arca como amuleto, ou seja, não adianta eu carregar crucifixo no peito, ir à igreja, dizer que sou de Jesus, se o que Jesus me instruí a fazer através de sua palavra eu não faço. Na primeira batalha que vier contra minha vida eu vou ser derrotada.  E foi o que aconteceu. Havia pecado tocando na santidade de Deus.


Eles foram totalmente envergonhados, dando mal testemunho de Deus diante dos inimigos, foram os dois filhos de Eli  mortos,  e Eli sabendo de toda a má notícia caiu da cadeira quebrando assim o pescoço e morreu. 




Veja você meu irmão e minha irmã, isso nos serve como lição de vida nos mostrando que não devemos jamais compactuar com o erro de quem quer que seja. Marido, filhos, irmãos em Cristo, filhos na fé, parentes, enfim, o certo é certo e o errado é errado e eu aprendo aqui que não é nos calando que receberemos a nossa vitória. 




Se você foi chamado por Deus e busca ouvir Sua voz, a voz de Deus, então você é um sacerdote em sua casa e pelos lugares onde pisa. Devemos exortar aqueles que estão no pecado, com amor, sem soberba, sabendo que aquele que está de pé, cuide-se para que não caia, orar, jejuar, mas jamais devemos ver o erro e ficar calados. Profece a palavra de Deus e você não só libertará essa pessoa aos poucos, como também salvará muitas vidas que estão fazendo parte do erro dessas pessoas. Toda uma nação foi envergonhada por causa dos erros dos filhos de Eli acobertados pelo próprio Eli o sacerdote da Casa do Senhor, dentro da Casa do Senhor. Se fosse na casa dele ele estaria desrespeitando sua própria casa, mas na Casa de Deus ele desrespeitou o próprio Deus, acobertando, sabendo que estavam errados entretanto sem força para repreendê-los a altura de seus erros. Não teve voz firme com seus filhos pois sua pouca repreensão não foi ouvida. 
Casa de Deus é lugar santo. A palavra diz:"De Deus não se zomba".


Um grande e forte abraço!
A Paz de Jesus seja com todos! 

Palavra honrada, um tesouro quase perdido

Temos vivido dias em que pessoas em sua maioria não respeitam mais umas as outras.

Fui criada num ambiente em que se meu pai dissesse: "Hoje ainda farei isso..." Podia chover canivete ele honrava a sua palavra e ainda graças à Deus honra  porque está vivo. E olha que ele ainda nem sonhava em ser um homem de Deus hein? Não me lembro de nunca ter visto cobradores em nossa porta NUNCA vi para ser verdadeira e éramos pobres. Cresci nesse ambiente. Apesar de ser um pecador como todos nós, isso posso dizer que admirei e admiro em meu pai além de outras tantas e tantas qualidades que tem, essa particularidade em seu caráter.

 Mas o caso que quero deixar registrado aqui é: Porque tantas pessoas, e ainda mais hoje, enganam as outras com tanta facilidade. Sabe meu irmão e minha irmã, as vezes a pessoa está falando comigo e estou vendo nos olhos dela que ela está mentindo. Prometem e não cumprem, falam que vão fazer algo e só faltam jurar pelo que há de maior em suas vidas mas não cumprem. A bíblia diz que "Peca quem é precipitado" e Jesus certa vez falou assim: "Que a vossa palavra seja:  Sim, sim não, não o que passar disso vem do maligno." 


Pois é... Então pra quê tudo isso? Porque não usarmos de sinceridade? As vezes carregamos fardos tão pesados em nossas vidas e não sabemos o porquê... Nada dá certo e peguntamos a nós mesmos e a Deus porquê? Porquê simplesmente, entre os erros que cometemos, ao deixarmos uma pessoa esperar algo de nós que sabemos de antemão que não iremos cumprir estamos enganando e no engano habita o inferno com o diabo e seus demônios e então trazemos a mentira que nele habita para nossas vidas e ao invés de desfrutarmos de toda a vida abundante de alegria e paz que Deus tem para nos dar, colhemos o que há de pior materialmente e ainda carregamos a tristeza de uma trajetória de vida infeliz e frustrante para nós e para aqueles que cruzam o nosso caminho e esperam de nós uma verdade que não existiu.

 Mas como vou fazer se não posso pagar, se não posso dar aquilo que a pessoa quer no momento ela fica me pressionando? Tenha coragem de falar a verdade para ela assim como você tem tido coragem para armar toda a mentira com que a tem enganado. Você tem coragem para maquinar mentiras e não tem coragem de falar a verdade? Então você diz:"Ah! mas a mentira segura a pessoa por mais um tempo e a verdade ela vai querer brigar." Não vai não meu irmão e minha irmã. Porque quando falamos a verdade genuína a pessoa vê em nossos olhos que não estamos mentindo e então Deus vendo a nossa atitude entra em ação no coração tanto seu quanto da outra pessoa.

Como tem sido a sua palavra?  Eu sou uma pessoa que não gosto de criar expectativa em outra pessoa se vejo que por alguma razão eu possa não cumprir aquilo que prometo para ela. Porque no momento em que criamos uma expectativa em alguém é porque empenhamos uma palavra com esse alguém certo? E onde está a nossa honra como ser humano? Cadê o nosso valor? a nossa dignidade? Essas coisas não se compram por nada que haja no mundo material tudo isso é adquirido em toda uma trajetória de vida quando nos dedicamos a fazer aqui nessa terra dos viventes aquilo que é certo. 

Aquilo que você quer que façam a você, faça-o você primeiro. Quer ser honrado? honre primeiro. Quer que tenham palavra com você? Tenha palavra você primeiro. Quer ser um homem ou mulher digna diante da sociedade? Então não jogue o nome de outra criatura na lama. Dignifique a seu irmão ou sua irmã. Vivemos numa sociedade onde a hipocrisia reina, mas só reina para aqueles que não atentam para a palavra de Deus e isso digo até para aqueles que se dizem de Deus. Em Deus há verdade, e justiça, e amor, e perdão e é impossível se estar nEle e continuar da mesma forma. 

Quer um mundo melhor? Comece por você. As grandes transformações começam a partir de pequenas atitudes de verdade, amor e justiça que tem seu inicio dentro de nós. Quando mudamos, os que estão ao nosso redor vêem a nossa mudança e também procuram mudar.Pense nisso!


Um grande e forte abraço!
A Paz de Jesus seja com todos!