Olá povo amado de Deus!
Estamos por esses dias, comunicando o tema, o fruto do Espírito Santo, conforme o texto bíblico de Gálatas 5:22.
Já falamos do Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade e agora estaremos falando sobre a bondade.
Bondade é uma virtude típica da pessoa que não mede esforços para levar o bem aos outros e nunca o mal. O bondoso sempre estende sua mão para alguém.
A riqueza dessa virtude está no interesse de gerar dentro de si, o contínuo desejo de promover satisfação, alegria e bem estar a aqueles que estão a sua volta, não considerando para isso, nenhum tipo de atributo a aquele que irá receber, mas se importando apenas em favorecê-lo.
A riqueza dessa virtude está no interesse de gerar dentro de si, o contínuo desejo de promover satisfação, alegria e bem estar a aqueles que estão a sua volta, não considerando para isso, nenhum tipo de atributo a aquele que irá receber, mas se importando apenas em favorecê-lo.
A bondade e a benignidade se distinguem por uma linha tão tênue que quase não dá para se perceber a diferença ou complementação uma da outra já que existe, senão, não seriam denominadas diferentemente.
A benignidade é a manifestação de um caráter cordial que atraí o ser humano.
A benignidade é a manifestação de um caráter cordial que atraí o ser humano.
A bondade, põe por prática gestos e atos de doação e auto doação para com os outros.
Vou dar um exemplo, que de uma forma simples entenderemos melhor:
Duas amigas saem para passear e comprar roupas. Uma bem rica e a outra de origem mais simples. Porém como muito amigas que são, chegam a uma determinada loja onde há dois vestidos na vitrine.
Um muito lindo e bem apropriado para a mais rica e o outro mais simples, porém, belo. Então a rica com sua amiga vão experimentar. Vendo ela que a amiga pobre gostou um pouco mais do vestido que seria para ela, diz então: "fica para você" mas a amiga pobre diz que não tem o dinheiro necessário para aquele tipo de vestido e ela, sem titubear, diz: "te darei o vestido de presente".
Ato de benignidade: a rica honrou a amiga antes do que a ela mesma sendo gentil e abrindo mão do vestido que tinha gostado e que era bem mais apropriado para ela.
Com amor e gentileza, preferiu antes em honra, a amiga.
Ato de bondade: Deu o vestido a sua amiga visando o bem estar dela sabendo que através dos recursos financeiros da amiga somente, não haveria como obter tão lindo vestido.
Amou a amiga como a si mesma, doando e doando-se.
Não visualizou com isso, perdas mas somente o ganho. Qual ganho?
O amor retribuído da amiga, seu bem estar e o dela também, a felicidade que proporcionou... essas coisas são transformadas em galardões eternos.
É sobrenatural. É celestial. Vem de Deus.
O amor pelo dinheiro tem separado grandes amigos, família, parentes, irmãos na fé... por isso também a bondade tem se esfriado.
" Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores". (I Timóteo 6:10)
Precisamos rever e reaver nossos valores e conceitos pois há muitos que sofrem sem saber o porquê.
Muitas vezes, porque tem conceituado em menor valor, seres humanos, tem os rebaixado ao nível da matéria, das coisas desse mundo.
São níveis diferenciados e de esferas bem distantes e incomparáveis meu amado e minha amada.
Pessoas que num momento de decisão, colocam em balança o valor da representatividade de uma pessoa querida comparado ao valor da representatividade do dinheiro ou dos bens que adquiriu ao longo da vida.
Tudo que obtemos é pela bondade do criador. Ele nos dá a vida, o sopro do seu Espírito, o ar para respirarmos, a saúde para trabalharmos, a inteligência e o conhecimento para avançarmos e adquirirmos riquezas nesse mundo. Mas tudo isso, para que venhamos a ser bons com nossos semelhantes assim como ELE o é conosco. Dando valor à vida humana e abençoando a outros.
Quando idolatramos o dinheiro pertencemos ao mundo, a mamon, que é o deus do dinheiro.
Quando idolatramos a essência divina do amor, pertencemos a Cristo.
Bondade vem do ato incondicional de amar, sem avaliações.
Coisas materiais são compráveis pelo dinheiro. Ser humano não. Não há valor e nem preço nesse mundo que possa nos avaliar. O nosso preço vem do alto, vem do céu daquele que se entregou e pagou preço de sangue por nós. Pelo sangue de Cristo fomos comprados.
Quem mais faria isso por você e por mim?
Quem pagaria o preço de sofrer as penas do inferno e ainda morrer por você sabendo de antemão que você era culpado? Só Jesus o fez.
Nós só temos uma vida, não há outras.
Sem direito a passar a limpo, é só rascunho. não dá para voltar a fita. É sempre em frente.
"E assim, como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo depois disto, o juízo". (Hebreus 9:27)
Portanto não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem como está escrito em Romanos 12.
"Não te furtes a fazer o bem a quem de direito, estando na tua mão o poder de fazê-lo. Não digas ao teu próximo; vai e volta amanhã então te darei, se o tens agora contigo". (Provérbios 3:27,28)
"O homem bondoso faz bem a si mesmo, ..." (Provérbios 11:17)
"O homem bom tira do tesouro bom coisas boas, ..." (Mateus 12:35)
Sejamos BONS!
Por detrás de toda atitude daquele que segue a direção de Deus, há um desígnio do Senhor para sua vida, um propósito. Por isso devemos vigiar para que não entremos em tentação e ao invés de produzirmos bondade como fruto verdadeiro, venhamos produzir maldades através de atos fingidos de bondade.
Vamos ter cuidado! de Deus não se zomba. Tenhamos verdadeiramente o fruto do Espírito dentro de nós para sermos felizes e abençoados aqui nessa Terra pelo nosso Senhor.
"Rendam graças ao Senhor por sua bondade e por suas maravilhas para com os filhos dos homens!". (Salmos 107:8)