Arrependimento



Olá povo amado de Jesus!

Estamos comunicando por esses dias o tema: 
"Espírito Santo - O Agente santificante".

Já falamos sobre Chamado, convicção, o pecado da incredulidade, Justiça, Juízo, agora sobre arrependimento, e nas próximas mensagens sobre conversão, regeneração, habitação, segurança, santificação e revestimento de poder.

Arrependimento significa mudança de opinião, intenção, ideia.

Veja que, como falamos lá em "convicção", para que aja um arrependimento de pecados no ser humano, é necessário haver a ação do Espírito Santo de Deus que vai além desse mundo natural. Não temos como enxergar, medir ou avaliar esse acontecimento, mas apenas vivê-lo por fé.

No arrependimento, não olhamos para trás, passamos a ter nojo dos males  e erros que cometemos, e por isso seguimos em frente. Já quando há apenas o remorso, continuamos na prática do pecado porque no remorso há apenas um pesar na alma e temos vontade de pecar de novo, mas no arrependimento, não.

Não temos a capacidade de penetrarmos dentro da mente humana e fazê-la entender o verdadeiro sentido de sua existência e o que realmente significa o pecado, o juizo e a justiça que Deus através do Seu Espírito procura nos convencer. Só Deus o faz. 

Há uma diferença na atitude de pecar, entre aquele que está no mundo e aquele que está em Deus.

Os dois podem cometer os mesmos tipos de pecados pois são seres humanos iguais, porém, o modo de enfrentar esse pecado certamente será muito diferente.

A pessoa que está ainda vivendo totalmente de acordo com o mundo pode ser uma pessoa de boa índole, bom caráter, ser esforçada, ser boa com seu próximo, porém, sem a atuação do Espírito Santo em sua vida, ela peca sem se sentir pesarosa com isso. 

Porque o pecado para o mundo e no mundo é algo normal, temos até o senso de que não devemos praticá-lo, mas dizemos "ah! eu sou normal e pecador(a) como todo mundo"
e aí então vamos acumulando pecados e pecados e pecados e não estamos nem aí...por ainda não haver uma atuação sobrenatural de Deus em nós.

A pessoa que está em Cristo e O serve em Espírito e em verdade, também peca porque é ser humano como qualquer outro que vive pelos desejos da carne, mas por agora ser habitação do Espírito de Deus não consegue mais fazer desse pecado uma prática constante, porque no momento em que comete algo que desagrada o Espírito Santo, se torna sensível para ouvir o que Ele, o Senhor, imediatamente lhe fala: 

"arrependa-se, você está errado(a), volte atrás, não envergonhe a Deus, não faça mais isso, não pratique mais isso, perdoe, peça perdão..." 

Me lembro até hoje o dia em que estava num culto e através da pregação daquele homem de Deus eu chorava, e chorava muito. Eu tinha uma toalhinha em mãos que não foi suficiente, pois ficou ensopada sem exagero irmãos, literalmente ensopada e eu não conseguia parar de chorar pela forma como Deus me tocou tão profundamente me fazendo lembrar de algo que fiz sem consultá-lo, e sem ouvir sua permissão ou não.

Mas ELE me tocou com tão profundo amor me fazendo entender o evangelho, caráter, moral, a franqueza e sinceridade do seu grande amor e toda a nova vida que seguiria a minha aceitação ali naquele momento caso me arrependesse de não ter-lhe dado ouvido.

Deus é bom e nele não habita o mal. Quando nos repreende é para que enxerguemos o bem que Ele tem para nós e saiamos do domínio do mal. A sua repreensão não é para nos envergonhar em nossas fraquezas, mas para nos salvar delas.

Eu sei que naquele momento me senti um lixo. Senti muita vergonha de mim mesma diante de Deus. Por isso chorei e não pouco. Literalmente! 

O pecado nos torna lixo, só que sem Jesus não conseguimos enxergar dessa forma. Achamos sempre que tudo é normal.
Não foi Jesus que me fez sentir lixo. Mas meus próprios pecados que me foram trazidos à luz e que me foram revelados ali, naquele momento.

Jesus se apresentou a mim tão transparente, vivo e verdadeiro, que removeu toda a imundícia e algo diferente se fez dentro de mim naquele exato momento.

Só vinha naquelas lágrimas, um grande arrependimento por não ter ouvido e seguido e esperado o momento certo para tomar minhas decisões diante de um ser tão magnânimo, tão bom! Senti a necessidade de lhe pedir o perdão e pedi.

Mas Ele falou dentro do meu coração: "Está perdoada, mas agora não volte atrás! Siga em frente!
Como se me dissesse: Não era pra ser dessa forma, Eu teria feito da melhor forma, mas já que foi assim...
Te darei vitória. Eu tenho poder para transformar maldição em benção."

Ali eu me rendi a ELE. Não conseguia entender como um ser tão bom ainda se preocupava e olhava para mim, mesmo sendo assim tão pecaminosa com Ele.

Fiz aliança, assumi um compromisso, voltei os meus olhos para o altar de Deus e fiz um voto de nunca mais olhar para trás e nem seguir adiante sem que Ele me direcionasse.

É a entrega meu irmão e minha irmã. No altar! Tem que ser tudo! É deixar tudo pra trás. Reconhecer que Ele nos é suficiente para tudo nessa vida. Depender somente dEle. É pela fé. É 100%. É entrega. É tudo.

É chegar no altar e falar pra Deus:
"Tá bom, eu não consegui nada com minha rebeldia com meus achismos e filosofias vãs. Se o Senhor é realmente esse Deus que tantos falam então me transforma, transforma a minha vida, me dá a vida verdadeira que muitos provam e que eu não conheço, te entrego a minha vida, está em tuas mãos, faça isso Deus e então eu vou ser teu".

Jesus entregou 100% corpo, alma e espírito. É a vida dEle pela nossa e a nossa pela dEle.

De acordo com a entrega é a vitória. Aí é livre arbítrio. Cada um sabe de si.

Seu encontro com o ser humano é na hora certa. 

Na hora que  isso acontece, não dá pra resistir... é algo indescritível. Não é desse mundo. É maravilhoso! Só vivendo para entender.

O Espírito de Deus alcance a todos que ainda não são propriedade exclusiva dEle e possa tocá-los de forma irresistível no caminho do arrependimento através de seu grande amor.

Fiquem com Deus!
Forte abraço!

Na próxima mensagem falaremos sobre conversão. Até lá!