Os sete pecados capitais (Orgulho)

Olá amigos, estaremos por um tempo falando aqui sobre os sete pecados capitais: Orgulho, avareza, ira, preguiça, luxúria, inveja e gula.

A palavra capital vem do latim capitale, derivado de capitais com o sentido de principal, primeiro, chefe, logo, entendemos que o sentido da palavra nos mostra que pecados capitais são pecados que estão ocupando o primeiro lugar, assumindo o comando na vida do indivíduo. 
                                                                                                            
ORGULHO OU VAIDADE

Trata-se do amor próprio em níveis muito elevados. Desejo de sentir-se superior aos outros. Essa auto-estima pode tornar-se uma presunção ao permitir que o ser humano se julgue sempre o melhor. Sem contar a ambição ao viver em busca de prestígio por motivos egoístas sobre os outros.
É a ostentação devido a necessidade de atrair sempre todas as atenções para si mesmo de forma excessiva.
A preocupação com o "manter as aparências" supera a percepção do verdadeiro ser interior.
O orgulhoso pode ser hipócrita, por tentar simular virtudes que não possuí realmente, porque dentro de si ele não aceita admitir que "não sabe", "não faz", "não tem", "não pode".


"Olhar altivo e coração orgulhoso, tal lâmpada dos ímpios é pecado" prov 21:4
(lâmpada, isto é, os padrões que governam a vida dos ímpios)

Veja o orgulho pode ser detectado de várias formas na vida de um indivíduo:
1- Aquela pessoa que nunca aceita uma novidade. Nem que ensinem nada a ela. Tudo ela já sabe, tudo já conhece...

2- Aquela pessoa que onde chega tem que ser estrela só ela pode, tem que, e deve brilhar senão faz bico e vai procurar "outro lugar que me valorizem".

3- É aquela pessoa que tem egoísmo no sentido de que o melhor tem que ser sempre pra ela. O melhor lugar, a melhor roupa, o melhor emprego, não admitindo que ninguém possa estar em situação melhor que a sua. "Eu não tenho, porque fulano vai ter? Ele não é melhor do que eu... veja o meu valor não se compara EU SOU MELHOR."

4- É aquela pessoa que faz algumas outras de degraus de sua escada para seu uso próprio e depois descarta dizendo assim: Esse sujeito não serve pra nada até tentei ajudá-lo... Mas na verdade foi o sujeito que a ajudou de alguma forma em sua subida mas, ela não admite porque o MELHOR só pode vir dela.

5- Pessoas marcadas por pobreza na infância, muita humilhação e vergonha que passou e disse para si mesmo: Ninguém nunca mais vai me pisar agora quem se colocar na minha frente, eu esmago porque eu sou maior e sou melhor.

6- Aquela pessoa que busca ter o melhor carro, a melhor casa, a melhor roupa não para seu próprio bem estar que até aí não é pecado se não fizer dos bens uma adoração mas para mostrar para outros que ela pode e o outro não, que ela tem capacidade de ter e o outro não...

7- Não consegue enxergar os erros que comete porque ela não erra nunca, jamais.

E tantos, e tantos outros exemplos...pessoas que não aceitam nada de ninguém, não pedem nada a ninguém, há outras que são as maiores conhecedoras de tudo que há no universo quem saberia mais que ela? etc, etc, etc. Infelizmente é verdade meu irmão e minha irmã.

Isso tudo, todo esse mal e pecado, vem de um coração endurecido pelas ciladas da vida, vem de uma alma ferida que buscou ajuda tantas vezes, mas as portas estavam fechadas, vem de uma mente onde o maligno fez o seu ninho e a marcou com a seguinte frase: "Ninguém mais vai te pisar e nem te fazer de otário a partir de agora todo mundo que te pisou vai ver com quantos paus se faz uma canoa porque afinal VOCÊ É O MELHOR."

ORGULHO, ORGULHO, ORGULHO.
Jesus veio num ministério de reconciliação tanto do ser humano com Deus como com seu próximo. Deixe tudo isso de lado. 
ELE diz: "Se alguém te obrigar a andar uma milha vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes." Mt 5:41,42
Só conseguimos a verdadeira felicidade quando somos reais e proporcionamos a oportunidade de ser feliz a alguém. 

A verdadeira felicidade não está em você ser melhor, e sim em ser igual porque uma vez igual você está do lado, junto, aprendendo e ensinando amando e perdoando, rindo e chorando enfim, estando acima das pessoas você jamais irá desfrutar das simples e boas coisas que há na vida coisas que não se compram e nem se vendem mas que são sentidas e essas sim é que nos fazem felizes de verdade.
O GRANDE EU SOU chama-se JESUS CRISTO além dEle não há outro.

Se você aceitou essa palavra em seu coração,
Então, eu oro com você:
Senhor intercedo por essa vida que se identificou com alguns desses exemplos e que na verdade não deseja ser assim mas não sabe como se libertar.
É uma alma que foi ferida profundamente no seu âmago Jesus por isso eu te peço que neste exato momento o Senhor toque nessa pessoa fazendo seu coração quebrantar, chorar, e confessar a TI tudo o que a tem atormentado. Declaro que a partir de agora ela é uma criatura restaurada pelo poder do teu Espírito no nome que está acima de todo o nome que é o Nome de Jesus. Amém!

JESUS te Ama, te perdoa e te dá a vida eterna!

Grande abraço! Leia a bíblia!
Fique na paz!