O Fruto do Espírito Santo (fidelidade)



Olá amados! 
Estamos por esses dias comunicando o tema o fruto do Espírito Santo, conforme o texto bíblico de Gálatas 5:22, onde já falamos sobre o amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, e agora falaremos sobre a fidelidade.

Fidelidade quer dizer lealdade, sinceridade, atitude de confiança, ou de fé.
Ela nos revela por si própria que para que exista, é necessário que haja uma outra parte. Somos fiéis a que? Somos fiéis a quem?
Logo, nos faz pensar em relacionamento, compromisso, aliança.


A fidelidade é mais uma modalidade do caráter de Deus onde com ela, Ele prova ser fiel em tudo e em todo tempo conosco, onde primeiramente é fiel consigo mesmo e com sua palavra. Aquilo que sua boca fala não volta vazio, mas cumpre o seu desígnio, pois ELE não pode negar a si mesmo. É a verdade.

"Os céus proclamam a glória de Deus, 
e o firmamento anuncia as obras de suas mãos. 
Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. 
Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som, no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até os confins do mundo." (salmos 19:1-4)

A fidelidade de Deus está sobre toda a criação. Como manter o sol somente para o dia? ou a lua somente para noite? E os limites do mar respeitando a areia da praia? 
Em todo o firmamento há uma organização disciplinarmente maravilhosa e sobrenatural. Todas as coisas obedecem a hora de exercer a sua função, como também obedecem o seu espaço dentro das leis físicas. 

Quem governa e controla tudo isso? o homem?! Claro que não.
Mas, a verdade e fidelidade do criador em sua palavra.

"No princípio era o verbo, e o verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle, e, sem Ele nada do que foi feito se fez." (João 1:1,3) 
O verbo é a palavra viva, é Jesus. 

Dentro de um controle harmônico estabelecido por sua verdade e fidelidade, todas as coisas permanecem inabaláveis.

Quando o homem porém, quebra a aliança com Deus e olha para o pecado ele traz infelicidade e desgraça não somente ao seu redor por meio de pessoas ou circunstâncias, mas contribuí para que todo o universo venha receber também esse mal quebrando a aliança da verdade e fidelidade,

entristecendo o coração de Deus, toda a natureza e firmamento se entristecem também, porque todas essas coisas estão dentro de um mesmo padrão e controle divinos, por isso o acontecimento de tantas catástrofes e desgraças, que têm propiciado toda a desregulagem dessa engrenagem funcional do planeta terra.

Tudo vem DELE, por ELE, e para ELE, do nosso Deus. A verdade controla todas as coisas do Universo. Jesus é a verdade. Quando mentimos e pecamos vamos destruindo toda a obra da criação aos poucos, como gotas de veneno.
E é claro, isso nos inclui também.

Nesse mesmo parâmetro, o Senhor transmite sua fidelidade sobre todos os que o buscam e procuram conhecê-lo formando com eles, assim, um compromisso. A aliança que Ele tem firmada com os astros, estrelas, firmamento, o dia e a noite, Ele a faz conosco. Nos provando sempre que a parte dEle na aliança Ele irá cumprir como já tem sido feito, e nós devemos fazer somente a nossa parte.

Em nós, a fidelidade passa a ser um fruto, quando damos crédito à nossa própria palavra. Quando no momento em que empenhamos uma palavra, vamos até o fim doa o que doer. 

Muitos casamentos e sociedades têm sido desfeitos, devido a falta de fidelidade no caráter do ser humano. Empenham sua palavra diante de Deus, testemunhas, contratos e, por fim, não são capazes de cumpri-la até o fim da aliança firmada.

Um relacionamento de fidelidade é baseado em aliança onde se requer de ambas as partes, amor, doação e renúncia.

Para depositarmos nossa confiança em alguém é necessário conhecer esse alguém, ter uma convivência mais íntima com essa pessoa, acreditarmos nela. 

Termos fé nela e naquilo que ela faz para haver entrega de ambas as partes, termos  confiança em que ela não falhará conosco e entendermos a renúncia que ambos precisarão fazer sempre que necessário dentro dessa relação, desse compromisso, dessa aliança.

Por isso diz a Deus lá no capítulo 42 no livro que leva o seu nome, assim: "Eu te conhecia de ouvir falar, mas agora os meus olhos te vêem."

É amados, ouvir falar de alguém é uma coisa. Ouvir falar que Deus faz e acontece é uma coisa. Mas quando somos nós que presenciamos, vemos e conhecemos esse DEUS maravilhoso, aí sim é que as coisas mudam.

A verdadeira fidelidade, necessita conhecer profundamente aquEle a quem ela está sendo dirigida.  

Quem não consegue ser fiel a Deus é porque ainda não nasceu verdadeiramente de seu Espírito e consequentemente não conseguirá ser fiel   nem a ele mesmo, e muito menos a outro ser humano. 

A fidelidade não depende de circunstâncias visíveis, humanas, para ser vivenciada. Ela como todo o fruto do Espírito do Altíssimo é sobrenatural, vem diretamente de Deus para nós pelo Seu Espírito. E quando se faz presente em nosso ser, somos fiéis e ponto final. 

Somos tentados? Sim, em todo o tempo. Mas se não cedemos a tentação, não pecamos, e se não pecamos, somos fiéis. Deus sempre estará provando a nossa fidelidade para com Ele pelo fogo do Espírito Santo em todo o tempo.

E quando passamos as provas, registramos a marca da fidelidade que temos com Ele e com o nosso semelhante.

É aliança eterna meu irmão e minha irmã.
É na riqueza e na pobreza, na saúde e na doença, na tristeza e na alegria, na juventude e na velhice, no amor e na dor somos fiéis a Deus, e fiéis ao ser humano aqui na terra.

FIDELIDADE é caráter de Deus e tem que estar intrínseco dentro de todo aquele que é verdadeiramente filho do Altíssimo. Se você ainda não consegue ser fiel, busque um pouco mais a presença do Senhor, para que esse maravilhoso fruto seja uma realidade em sua vida.

Amar a Deus. Confiar em Cristo. Crer em suas promessas. Doar de si mesmo e finalmente renunciar a tudo aquilo que venha desfocar a nossa visão do foco de Deus, fazem parte de um caráter fiel à Deus e aos homens dessa terra.

"...Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida." (Apocalipse 2:10)

Jesus esteja com todos!
Grande e forte abraço!