O cálice - A Prova de Fogo


"E Ele lhes perguntou: Que quereis que vos faça? Responderam-lhe: Permite-nos que na tua Glória nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda. Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado? Disseram-lhe: Podemos." 
(Marcos 10:36-39a)








Olá amado povo de Deus!


Observando essa  passagem bíblica, podemos ver que há uma necessidade em Tiago e João, filhos de Zebedeu, em assentar-se ao lado de Jesus no céu, não para senti-lo perto e assim participar de sua intimidade, de seu amor, de sua glória. 

Na verdade, esses dois homens por um momento foram acometidos por um sentimento de ambição. Eles estavam deslumbrados com os feitos de Jesus e ansiaram o governo do seu Reino, querendo por isso, assentar-se ao lado dEle na glória, sem saber ainda, na verdade, o alto preço a ser pago por Jesus para que isso ocorresse.

Por isso Jesus diz para eles:
"Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado?" (Marcos 10:38)

Para alcançarmos a nossa vitória e nosso alvo tão esperados, nos é necessário passar pela prova do fogo de Deus. 

E isso é algo doloroso, pois quando saímos do caminho da morte e passamos para o caminho da vida, o caminho de Cristo, andamos na contra mão do mundo, onde temos que fazer renúncias, e assim, somos provados, somos tentados, somos humilhados, envergonhados, muitas vezes rejeitados, assim como Cristo também o foi.


Num momento como esse, sentimos dores na alma, porque somos muito machucados, pensamos até que não iremos suportar tamanha dor. 

Porque quando vemos que não conseguimos por nossos próprios méritos e capacidade, e nem pela força do nosso braço, realizar ou resolver algo...


Meus irmãos isso se torna desesperador, porque passa a não depender mais somente de nós, mas de um poder maior. 

Vemos os dias passarem e nenhuma novidade, vemos o cerco apertar e nada, há um clamor de socorro dentro do peito e nada muda, pelo contrário, a situação parece que vai afunilando cada vez mais.

E assim como Jesus sentiu, parece que Deus não nos vê, não nos ouve mais, nos abandonou. Mas, só parece.

Esse é o cálice, esse é o momento do nosso "Getsêmani". Onde entendemos que vamos ter que passar por isso, por esse caminho tão difícil e sentimos na carne, o medo, assim como Jesus sentiu.

Suamos frio assim como Jesus suou, porque queremos suportar e ultrapassar esse mau momento, porém nos sentimos diante de tamanha situação pequenos, debilitados e sem forças. 

O "cálice", o sofrimento pelo qual passamos, ninguém poderá passar por nós, pois a  vitória a qual almejamos, o sonho que Deus sonhou para nós, isso é nosso, e traz consigo um preço a ser pago. 
E quanto maior o cálice a beber, maravilhosa e poderosamente mais, será a ressurreição de nossas vidas.

Veja por exemplo: Uma doença incurável?  Uma depressão? Uma quebra na vida financeira? Uma separação familiar? 

Só o poder de Deus pode penetrar no corpo e curar fazendo o milagre, Só o poder de Deus pode reanimar uma vida para se levantar, voltar a lutar, trabalhar e abrir-lhe portas para vencer, só o poder de Deus pode entrar na mente e coração humano para que os olhos sejam abertos, fazendo repensar, se arrepender e voltar ao seio de sua família. Só Deus!

Eu não posso fazer isso e você também não meu irmão e minha irmã..

Jesus disse para aqueles dois homens: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado, quanto porém, ao assentar-se a minha direita ou a minha esquerda não me compete concedê-lo. 

De fato, Tiago morreu como mártir e João como exilado. Passaram pelo sofrimento, Beberam do cálice.

Todo escolhido de Deus vai passar mais dia, menos dia, pela prova do fogo de Deus. Há um propósito nessa prova, que está guardado como um segredo no coração do Senhor.

Na verdade, sempre estaremos passando por provas, mas há a grande prova onde uma vez passando, e permanecendo de pé, aquela que é: "A VITÓRIA", com certeza será alcançada.

Saímos dessa grande prova maiores por dentro porque aprendemos o que é depender integralmente de Deus e isso é maravilhoso, é sobrenatural, é inexplicável para aquele que ainda não passou. 

Passamos a valorizar ao que realmente tem valor: À Deus e à vida humana. 

O poder que é tão valorizado neste mundo, passa a ser claramente  visível no íntimo do nosso coração, que nada vale para Cristo.

"Mas Jesus chamando-os para junto de si, disse-lhes:
Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob o seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos." (Marcos 10 42-44)

"Primeiro o Reino de Deus; e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Isso não é mais somente lido na bíblia por nós, mas vivenciado em uma realidade de vida.

Assim como foi com Cristo, após o calvário, a dor, o cálice, a prova, o sol brilhará e a ressurreição chegará! Não se importe com o que você irá ouvir das pessoas, ouça o seu DEUS!

Portanto meu amado irmão e irmã se você está passando por uma prova como essa, o grande cálice da prova do fogo de Deus, alegre-se e regozige-se, pois grande é a obra que Ele colocará em suas mãos. 

Glorifique ao seu Deus, fique firme na rocha que é Jesus, jejue, leia a palavra de Deus, ore sem cessar, peça ajuda em oração de amigos irmãos, porque ainda que não pareça, além de Cristo ter cuidado de você, está lhe preparando algo ainda muito maior do que tudo que você imaginou, sonhou, pensou ou pediu para sua vida. 

Você vai passar pelo fogo de Deus, vai beber o cálice de pé e vai ressurgir das cinzas.  A força e a coragem? Ele te dará! A glória da última casa será maior que a da primeira.

Fiquem com Deus!

A paz de Jesus e um Forte abraço!