A responsabilidade de um sacerdote


Olá amados!
Lá em I Samuel 2 do versículo 11 em diante,  nós vemos a história de Hofni e Finéias,  filhos do sacerdote Eli. 
O sacerdote Eli era já velho e foi após sua morte substituído pelo profeta Samuel filho de Ana e Elcana.


 Eli  sabia tudo quanto seus filhos faziam de errado junto a Casa do Senhor como eles se deitavam com as mulheres que serviam a porta da tenda da congregação, como comiam a carne antes que a gordura fosse queimada para o  sacrifício oferecido ( a gordura era a parte mais importante do animal que era oferecido pelos pecados ao Senhor) e ainda, os filhos de Eli, eram tidos como filhos de Belial, ou seja, homens desprezíveis que não respeitavam as coisas santas, as coisas de Deus.


Vemos mais adiante no versículo 30 do mesmo capítulo que Deus através de um homem  chega-se  para Eli e fala  entre outras coisas que aos que honram a Deus,  Ele, o Senhor, honrará. Mas os que O  desprezam  serão desmerecidos. Deus ficou indignado com o Sacerdote Eli por ser omisso diante de tanto erro de seus filhos. Na verdade não usou de sua autoridade nem como pai e nem como sacerdote. 


Tudo isso me leva a refletir o seguinte: Quantos de nós não só como sacerdotes do Senhor dentro de nossas casas, mas as vezes também na própria Casa do Senhor por muitas vezes somos omissos com tantas e tantas situações. As vezes por causa de uma atitude certa que não tomamos assim como Eli não tomou, perdemos toda uma guerra como podemos ver mais adiante é só você seguir a leitura e ver que Israel perde a batalha para os filisteus até mesmo com a presença da Arca de Deus que significava a Glória do Deus de Israel onde a arca  estivesse. 


Só que a presença de Deus é que santificava a arca e não o contrário. E para termos essa presença na nossa vida é necessário estarmos em conformidade com a vontade de Deus pra nós. E os filhos de Eli além de estarem em pecado, carregando ou permanecendo perto da arca, estavam usando a arca como amuleto, ou seja, não adianta eu carregar crucifixo no peito, ir à igreja, dizer que sou de Jesus, se o que Jesus me instruí a fazer através de sua palavra eu não faço. Na primeira batalha que vier contra minha vida eu vou ser derrotada.  E foi o que aconteceu. Havia pecado tocando na santidade de Deus.


Eles foram totalmente envergonhados, dando mal testemunho de Deus diante dos inimigos, foram os dois filhos de Eli  mortos,  e Eli sabendo de toda a má notícia caiu da cadeira quebrando assim o pescoço e morreu. 




Veja você meu irmão e minha irmã, isso nos serve como lição de vida nos mostrando que não devemos jamais compactuar com o erro de quem quer que seja. Marido, filhos, irmãos em Cristo, filhos na fé, parentes, enfim, o certo é certo e o errado é errado e eu aprendo aqui que não é nos calando que receberemos a nossa vitória. 




Se você foi chamado por Deus e busca ouvir Sua voz, a voz de Deus, então você é um sacerdote em sua casa e pelos lugares onde pisa. Devemos exortar aqueles que estão no pecado, com amor, sem soberba, sabendo que aquele que está de pé, cuide-se para que não caia, orar, jejuar, mas jamais devemos ver o erro e ficar calados. Profece a palavra de Deus e você não só libertará essa pessoa aos poucos, como também salvará muitas vidas que estão fazendo parte do erro dessas pessoas. Toda uma nação foi envergonhada por causa dos erros dos filhos de Eli acobertados pelo próprio Eli o sacerdote da Casa do Senhor, dentro da Casa do Senhor. Se fosse na casa dele ele estaria desrespeitando sua própria casa, mas na Casa de Deus ele desrespeitou o próprio Deus, acobertando, sabendo que estavam errados entretanto sem força para repreendê-los a altura de seus erros. Não teve voz firme com seus filhos pois sua pouca repreensão não foi ouvida. 
Casa de Deus é lugar santo. A palavra diz:"De Deus não se zomba".


Um grande e forte abraço!
A Paz de Jesus seja com todos!