A Fé sem obras é morta! Obras de caridade?



"Porque assim como o corpo sem espírito é morto, assim também a fé sem obras é morta." (Tiago:2:26)

Olá amados!
Estamos aqui mais uma vez para meditarmos juntos na palavra.
Veja, lá na epístola de Tiago o autor diz que a fé sem obras é morta, é inoperante. 

E aí eu pergunto: Essas obras são as obras de caridade? Não.

Então quando eu faço a caridade eu não estou exercitando minha fé? Não. 

Quando fazemos caridade estamos exercitando o Amor incondicional De Deus em nós, pelas almas perdidas e aflitas. Caridade é o exercício da misericórdia, o exercício do perdão que recebemos de Deus e que ao olhar para vidas decadentes e necessitadas pedimos a Ele o mesmo perdão para elas através de nossas orações e atitudes de benevolência e isso não só com os conhecidos e amigos, mas, muito mais ainda com os desconhecidos e inimigos.


"Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás

brasas vivas sobre a sua cabeça." (Rom 12:20)

As obras da fé exercitam a fé, a palavra de Deus dentro de nós. 

Porque como um abismo chama outro abismo para quem peca,
assim também, uma glória chama outra glória para aquele que opera sua fé em Deus. Assim foi com Abraão nosso pai na fé. 

" Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não vêem." (Hebreus 11:1)


É você ler algo na palava de Deus, ou ouvir uma pregação e ali você sentir que é Deus que está falando com você e aí então você se agarra naquela revelação e diz: "Esse é o caminho. É por aí que eu vou."

Você trilha esse caminho, sem saber onde vai dar, mas tendo a certeza que Deus, que é sua bússola, está contigo e te levará onde prometeu.


É uma certeza tão intensa que surge dentro de você que não tem nada e nem ninguém que a possa arrancar. 

A partir daí, você começa a tomar atitudes baseadas naquilo que você recebeu de Deus e crê indubitavelmente que Ele irá cumprir e cumprirá mesmo! 

Quando a promessa que Deus revelou na palavra deixa de ser apenas promessa, se concretiza, e passa a ser um milagre em sua vida se consuma a obra da fé. Porque você creu e pôs por prática de vida aquilo que lhe foi revelado por Deus.


Se não construímos essa fé dentro de nós, temos uma fé morta porque está sem obra, sem exercício, sem construção dentro de nós.


Deus lança o alicerce que é Jesus, a palavra, a verdade, a pedra angular em nosso coração e espera que nós levantemos as paredes e terminemos a obra, pondo em prática o que Ele nos revelou a fazer. Algumas vezes porém, com nossas dúvidas e incredulidade deixamos a obra parada, então, ali a fé morre. 


A fé vem sobre nós como fogo ardente e assim nos tornamos brasas vivas do altar de Deus enquanto estamos vivendo por ela.


"Todavia, o meu justo viverá pela fé; e se retroceder, nele não se compraz a minha alma."(Hebreus10:38)


Porém, se não cremos, ou cremos e duvidamos voltando atrás, aí então Deus não se agrada, não se alegra em nós, e uma vez distantes de Deus o fogo se apaga, e apagados somos como corpos sem espírito, sem vida, sem força, sem alegria, mortos e sem as obras da fé.


Você quer justiça em sua vida? Ponha por obra o exercício da fé diariamente e você verá, como Abraão, que os grãos de areia da praia e o número de estrelas do céu que não podem ser contados pelo limite humano, assim serão as bençãos que Deus derramará sobre a sua vida e toda a sua descendência.


"Abraão creu em Deus e isso lhe foi imputado para justiça."  (Tiago:2:23)

Quando Abraão foi chamado por Deus, passou por várias obras em sua fé.

Foi chamado para ir para uma terra que nem sabia onde era, foi obediente a Deus ao oferecer seu próprio filho para o holocausto apenas como uma provação de Deus, porém, sem saber, o entregou em total dependência de sua fé em Deus. 

Esses fatos são comprovação das obras da fé de Abraão. As provas de Deus, e, por fim, a vitória final que se concretiza na vida de todo aquele que segue fielmente o que o seu  Deus o ordena a fazer.


"Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras." (Tiago 2:18)


Porque a fé só se faz real e viva a partir do momento que vivemos por ela. que a exercitamos, que a colocamos por obra. E uma vez vivendo por fé, a pomos por obra construindo nossos sonhos.



A caridade necessita do amor pelo próximo em nosso coração, porém, a fé, necessita crer sem ver, sem saber onde vai dar tudo o que nos  foi revelado pela palavra de Deus, vivendo totalmente na dependência de Deus.


Obra de caridade - prática do amor, misericórdia e perdão. (AMOR)

Exemplo: Davi pega Mefibosete, filho de seu amigo Jônatas já morto, um homem deficiente físico, e traz para morar com ele no palácio real.

Obra da fé - prática de vida sob a revelação da palavra de Deus. (FÉ)

Exemplo: Abraão recebe o mandamento de Deus para sair de sua terra e do meio de sua parentela e ir para uma terra que nem sabia, mas crê no seu chamado e vai, obtendo grandiosas bençãos. 

Entenda, AMOR e FÉ andam juntos, apesar de serem distintos entre si. 


Deus abençoe a todos!   

Forte abraço!