Jesus é Senhor do sábado


"Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado... Porque o filho do Homem é Senhor do sábado" (Mateus 12: 2,8)

Amados irmãos em Cristo Jesus, peço ao Espírito Santo que me guie no redigir
dessa mensagem à vocês, por ser ela muito discutida, e por não ser eu nenhuma "expert" no assunto, mas que através do poder de Cristo e de sua sabedoria conseguirei passar a VERDADE para vocês, filhos amados do Pai e meus irmãos queridos.


cristão, não está impedido de separar o sábado para descanso como fez o Senhor Deus  no sétimo dia. 

que nós não estamos mais debaixo do jugo da Lei, no Antigo Testamento. Isso não pode mais ser uma regra, um dever, uma obrigação para nossa vida. 

Nós estamos na graça divina, nova aliança feita por Deus com os homens através do sacrifício de Cristo. 

Jesus disse certa vez que Ele não veio para revogar a Lei e sim para cumpri-la. Jesus foi o próprio cumprimento da Lei. A Lei terminou em Jesus, dando início assim, ao pacto da nova aliança, da graça divina que é derramada por todos.

"Tendo cancelado o escrito de dívida que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente encravando-o na cruz e, despojando(desarmando) os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo , triunfando deles na cruz". (Colossenses 2:14-15)


Em decorrência do pecado, a lei mosaica nos colocou em dívida para com
Deus e Deus cancelou essa dívida pregando-a na Cruz de Cristo. Foi Cristo quem pagou toda a dívida de pecado que tínhamos com Deus. 


E aí então, não vivemos mais segundo os argumentos dessa Lei, e sim, da graça de Jesus Cristo, no qual toda a Lei se cumpriu. 

Ele fez por mim e por você. Até porque não que a Lei fosse ruim, mas, nenhum homem sequer, conseguiu cumprir a Lei na sua totalidade. 
Deus vendo isso viu que o caminho de todos seria padecer no fogo eterno sem salvação e por toda a eternidade estaríamos afastados de Deus.
Estando o guardar o sábado dentro dos parâmetros dessa Lei mosaica eu necessitaria praticar toda a Lei como a circuncidação, a matança de animais(holocaustos), etc. Como eu não faço isso além de transgredir a antiga Lei, eu desprezo a graça que Deus me enviou através de Jesus. 

A Lei teria de ser cumprida em sua totalidade e não somente em uma parte. 

Deus está iluminando a minha mente aqui agora e me lembrando de uma passagem que as pessoas falam muito que é: "Resisti ao diabo e ele fugirá de vós". Mas essa não é a frase toda e sim, "Sujeitai-vos portanto à Deus e resisti ao diabo e ele fugirá de vós". 

Quer dizer que: se eu quero resistir ao diabo simplesmente por mim mesma eu vou padecer. Eu preciso primeiro me sujeitar à Deus para que possa vencê-lo. 

Assim era a Lei tinha de ser totalmente cumprida. Se eu cumpro uma parte e deixo o resto de lado, na verdade eu estou sendo hipócrita, falsa, errada comigo mesma e descumprindo a Lei. 

Se eu guardo o sábado mas não circuncido o filho, não faço holocaustos, não sigo os regimentos da Lei como um todo, na verdade eu estou transgredindo essa Lei de alguma forma.

Eu posso separar o sábado para o meu descanso? É claro que sim, desde que eu não faça disso uma idolatria doutrinária deixando de viver, de ajudar ao próximo se necessário(Mc 2:23-28), deixando de realizar coisas importantes porque é sábado. E acima de tudo porque Cristo assim, não praticou.

A bíblia é cristocêntrica. O velho testamento prepara a vinda de Cristo. O novo testamento é a revelação de Cristo. Tudo se faz em torno dele e para ele.

Ele é o centro das coisas celestiais e terrenas também porque até a história da humanidade se divide em AC e DC.

Então só e somente só a Ele devemos seguir até porque isso é uma ordem de Deus. "À Ele ouvi"

Eu não devo adorar o dia de sábado e nem venerá-lo como um Deus onde naquele dia eu não posso errar tendo de guardá-lo senão eu estarei descumprindo a lei, esse peso não está mais sobre a minha vida.

Quem é maior? O dia ou Aquele que fez o dia? Quem é maior o sábado ou JESUS que fez o sábado? Não estou mais debaixo de jugo de escravidão. Pois foi para liberdade que Cristo nos libertou...(Galátas 5:1)

A palavra de Deus menciona lá em Isaías 43:13 Jesus dizendo: "Ainda antes que houvesse dia EU SOU..." Ele é antes de toda a existência. Deus determinou ao homem o guardar o sábado quando este estava debaixo da Lei, mas esse mesmo Deus disse lá em Mateus 12 verso 8 "Porque o Filho do Homem é Senhor do sábado" o que Ele, Deus, quis dizer com isso? 

Não mais a Lei porque o meu filho foi enviado como cumprimento e encerramento dela. Mas, sim, a graça que desce até vocês através de Jesus Cristo.

Vocês não conseguiram cumprir toda a Lei. A partir do momento que enviei a Jesus, vós ouvireis não mais o que estava na Lei, e nem pelos profetas, mas sim o que está na graça na nova aliança que firmo com vocês a partir de agora através de Jesus Cristo." 

Graça é favor imerecido. Vivemos através do favor de Deus no sacrifício de seu filho por nós. 

Em uma determinada circunstância Jesus (está lá em Mateus 17) estava no monte e Pedro, Tiago e João estavam junto à Ele e eis que apareceram Elias e Moisés falando com Jesus, quando uma nuvem luminosa os envolveu e vinha da nuvem uma voz que dizia "Este é o meu filho amado em quem me comprazo à Ele ouvi."

O que Deus estava dizendo em outras palavras? Tudo que Jesus fizer façam como Ele, tudo que Ele disser ouçam à Ele. Ele foi enviado para cumprimento da Lei e iniciação de uma nova aliança com vocês. Ele é o mediador, resgatador e salvador.

Lá em João 9:16 está escrito:" Por isso alguns dos fariseus diziam: Esse homem não é de Deus, porque não guarda o sábado." Jesus não guardou o sábado para nos mostrar que Ele estava acima de todas as coisas Ele é o EU SOU e que na graça dependemos do seu favor e não de obras e nem de sacrifícios e muito menos ainda da Lei que se findou nEle.

Ele cumpriu a velha aliança e instituiu uma nova aliança entre Deus e os homens. Onde temos liberdade pois foi para isso que Cristo nos libertou.(Gálatas 5:1)  

O guardar o sábado está na Lei e Cristo na Graça. Coisas distintas entre si. AC era a Lei, DC é a graça. O próprio Cristo falou que era o Senhor do sábado, Ele mesmo não guardou o sábado... Não há portanto, coerência, obediência e nem inteligência em se continuar seguindo ritos do velho testamento. 

Hoje a Igreja Cristã celebra o domingo por ser considerado o dia da ressurreição de Cristo, festejamos esse dia como nos alegramos em dia de ceia, por serem datas de celebrações que revivem fatos da vida ou da passagem de Cristo por aqui.

Sendo assim não estamos invalidados de reservarmos o sábado para o nosso descanso, mas estamos invalidados de "guardá-lo" sim, simplesmente porque não há mais validação, visto que não há mais Lei. 

Aí você pode me perguntar: Quer dizer que os dez mandamentos estão invalidados? De forma alguma. Cristo foi o cumprimento da Lei.
A partir de sua vinda, disse Deus: "somente a ELE ouvi". Somos seus imitadores. Se ele cumpriu os 10 mandamentos, devemos cumprir, se ele não guardou o sábado, não devemos guardar...

Se está no antigo testamento e continua ser cumprido por Cristo no novo testamento assim devemos seguir. 

Aquele que está em Cristo nova criatura é, as coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo. O fim da Lei é Cristo. NEle somos refugiados, por Ele somos guiados, para Ele vivemos e no seu caráter e suas atitudes nos espelhamos. 

Aquilo que Cristo praticou devemos praticar, aquilo que Ele cumpriu e deixou para trás, devemos deixar também. Paremos de viver o passado, Viva o Hoje, Viva a nova aliança por inteiro, Viva Cristo em sua vida, o verdadeiro Cristo, sem se prender a políticas doutrinárias que vem de homens e que no final só fazem nos tornar religiosos e farisaicos  e  nos separam do amor de Jesus.

Que Jesus possa abrir o entendimento e a visão de cada um de nós.
Ele nos ama!
Graça e Paz! Um forte abraço!