Noemi, uma sogra de Deus


"Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus." (Rute 1:16)

Olá amados!

Noemi, mulher de Deus, casada com Elimeleque, tinha dois filhos chamados Malom e Quiliom, e toda a família habitava na terra de Belém de Judá.

Em determinada época em que houve fome na terra de Belém de Judá, Elimeleque saiu com sua família e foram habitar na terra de Moabe.

Moabe, foi gerado do incesto de Ló com sua filha mais velha, portanto um povo que carregava maldição em sua essência, e além disso, eram idólatras. Não adoravam ao único Deus verdadeiro.

Passado o tempo, os filhos de Noemi e Elimeleque, casaram-se com moças moabitas. Uma chamava-se Orfa e a outra Rute. 

Nós meditaremos somente até aqui.

Pois bem, meus irmãos. 
De um lado a sogra, Noemi, uma mulher de fé, submissa ao seu marido e que servia ao único Deus verdadeiro.
De outro lado a nora, Rute, uma mulher vinda de um povo de origem idólatra.

E aí eu me pergunto:
Qual seria a nossa primeira reação se um(a) filho(a) nosso(a), que servimos a Jesus, escolhesse ou ainda venha a escolher uma pessoa que não comunga da mesma fé que nós para se casar e morar conosco? Como reagiríamos ou reagiremos? Vamos ser sinceros?
É difícil não é? Seja franco(a) com você mesmo(a).

Você dentro de casa orando e a outra pessoa com práticas de outra crença dentro da sua casa...

Porque quem recebe, deve receber bem. Não foi Noemi que entrou na casa de Rute e sim, o contrário. Foi Rute e Orfa que chegaram, que entraram para aquela família.

"Não oprimas a viúva, nem o órfão, nem o estrangeiro, nem o pobre, nem intente cada um, em seu coração, o mal contra o seu próximo." 
(Zacarias 7:10)

Rute e Orfa quando chegaram no meio da família de sua sogra Noemi eram estrangeiras, estavam fora dos padrões, dos costumes, cultuavam a deuses estranhos, tinha opiniões e posicionamentos diferentes.

Noemi, porém, não olhou para toda aquela estranha bagagem que suas noras traziam consigo, mas olhou que elas eram seres humanos, pessoas, dignas de respeito, amor, consideração, que eram amadas por seus filhos, vendo toda a situação como uma ótima oportunidade para que elas viessem a conhecer o Deus verdadeiro, já que estavam entrando para o meio de seu povo.

"São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; Se porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas..." (Mateus 6:22,23)

Moravam todos juntos e creio que deva ter sido difícil o convívio inicial.
Mas Noemi não fez implicância, não intentou mal em seu coração, não fez picuínhas com seus filhos ou noras, não fez fofocas, não agiu com ciumeiras, não quis comandar a família de seus filhos, ela amou a todos.

E com esse amor, a humildade e o respeito se fez. Como filhas, não somente de falar, ou em demonstrações materiais para que as pessoas observassem, mas dentro do coração, Noemi amou e se fez amar.
Se quisermos ser amados e não odiados, é necessário amarmos primeiro.
É dando que se recebe.

O amor de Noemi foi tão sincero que Orfa e Rute, após a morte do sogro e dos maridos, não quiseram voltar a casa de seus pais, antes preferiram seguir com Noemi de volta à sua terra, Belém. Orfa, na última hora voltou, por insistência da própria sogra. Mas Rute permaneceu e foi com Noemi.

Rute declarou a sua sogra:
"...faça-me o Senhor o que bem aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti." (Rute 1:17)
A nora queria estar com a sogra até a morte. E isso só amando. E muito!

Tem que ter pleno amor de Deus no coração meu irmão e minha irmã.
E isso falo não só para você que está lendo essa mensagem, como também para mim. Esse, é o verdadeiro amor de Deus. 

É não olhar para aquilo que estamos vendo, mas para o interior, o coração e crermos que tudo se fará melhor e diferente da forma inicial como se apresentou.

Esse amor é DECISÃO. Não é sentimento. Eu decido amar alguém. Você decide amar alguém. Se vamos ser aceitos, respeitados, não importa. Decidimos amar, assim como Jesus nos ama e ponto final. O amor verdadeiro não estipula condições para ser exercido, não se impõe. Simplesmente, ama.
É amor incondicional. Lindo, verdadeiro e maravilhoso!

"... Mais bem aventurado é dar que receber." (Atos 20:35)

Noemi deu amor, plantou a semente, e a recebeu com muitos frutos. 

Nós, mães, mulheres de Deus devemos procurar aprender um pouco mais com essa mulher chamada Noemi. Para não fazermos bobagens, e com isso muitas vezes, desagregarmos nossa própria família.
"A mulher sábia edifica a sua casa e a tola com o próprio punho a destrói."(Provérbios14:1)

Não há que haver separação. 
Filho é filho e nora é filha também.
Filha é filha e genro é filho também. 

Pois no momento que se casam, tornam-se uma só carne diante de Deus. 
Se ferimos a nora o filho irá sentir, e Deus também. Se ferirmos o genro a filha irá sentir e Deus também e se desse modo estivermos ferindo a Deus e aos nossos filhos, estaremos ferindo a nós mesmas. 
Deus não nos deu espírito de confusão, mas de paz. É obediência a palavra.

Ame a seu genro, ame a sua nora, de verdade, de coração, ainda que as vezes possa ser uma situação difícil, mas Jesus não disse que seria fácil. 
E, se Jesus venceu todas as coisas, nós também com ELE, somos mais que vencedores.
Na hora certa a vitória virá!


Deus seja com todos!
Forte abraço!