Os sete pecados capitais (gula)





 Olá amados estamos comunicando nestes dias o tema "Os sete pecados capitais". Já falamos do orgulho, avareza, ira, preguiça, luxúria, inveja, e agora o último a gula.


A gula é uma ingestão excessiva de alimentos ou bebida. Este descontrole se manifesta nas pessoas por hábito ou por uma ansiedade momentânea. 

É o desejo descontrolado em consumir comida e bebida, tendo grande amor por boas iguarias. A pessoa ingere o alimento apenas pelo prazer de consumi-lo e não por necessidade de vida. Com isso são desenvolvidos os pecados do desperdício, embriaguez, esbanjamento...
está relacionado ao egoísmo humano ao querer ter sempre mais e mais, não se contentando com o que já tem, uma forma de cobiça.

Podemos considerar o comer excessivo um sintoma da ansiedade, mas, ao mesmo tempo, ela serve para uma sensação momentânea de alivio da tensão. As tensões que a gula tenta diminuir podem ser sensações de preocupação, de nervosismo, de desânimo, como também excitabilidade devido a um fato positivo ou a um momento de felicidade.
"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós." (I pedro 5:7)

A gula é unicamente um mau hábito ou acompanhante de algum problema maior. A psicologia fala que os distúrbios que ela pode acompanhar são: distúrbio de pânico, fobias, distúrbio obsessivo – compulsivo.

Tipificação de pessoas com o pecado da gula:

1 - Vivem em torno do comer, tudo se relaciona com a comida.
2- Quanto mais comem mais querem. Já começam comer uma coisa com pena de acabar ou já pensando na próxima comida. Essa compulsão desordenada pode desembocar também na bebida trazendo a embriaguez para a vida do indivíduo.
3- Tem o prazer de esconder a comida para que ninguém coma.
4- Se estiverem comendo algo, não têm o costume de oferecer para não ter o desprazer do outro aceitar e acabar com sua "delícia".
5- O alimento que compra custa a comê-lo para poder abrir a geladeira ou armário e vê-lo ali. Sendo assim, compram sempre mais do que é preciso.
6- Jogam muita comida fora porque fazem além do necessário pois pensam que vão comer bastante, mas o estômago não aguenta e aí vem o desperdício.
7- Não compram a quantidade necessária de alimentos para a casa, mas compram além do necessário, consumindo assim dinheiro desnecessário, esbanjamento.

A bíblia nos fala assim:

"Mete uma faca à tua garganta se és homem glutão." (Provérbios 23:2)

A gula tem um pouco de cobiça com ela. Carrega em si o desejo desesperador pelo alimento. Como se a pessoa fosse envolvida, enfeitiçada pela aparência da comida e nada mais ao redor importasse para ela.

Amados fomos enviados a Terra por Deus para acertarmos o alvo. E qual é esse alvo?

Conhecermos a Cristo, nascermos do Seu Espírito e através do poder do Nome de Jesus revelarmos a salvação de Cristo, a vida eterna, para todo aquele que está sendo levado cativo para o inferno e morte eterna.

Deus nos escolheu para resgatarmos almas e em todo o tempo nós voltamos a deixar nos envolver pelas astutas ciladas do inimigo de Deus e passamos a errar o alvo, saindo do centro da vontade de Deus. O pecado significa exatamente isso, errar, errar esse alvo.

Através de variados pecados e também dos sete pecados considerados capitais, nós nos afastamos do propósito de Deus em nossas vidas.

Aos olhos da carne eles parecem uma bobagem não é verdade? Chegamos até rir e fazer piadas com alguns desses pecados, porém eles são muito mais sérios do que possamos imaginar.

Se satanás se mostrasse para nós como verdadeiramente é, ele sabe que o rejeitaríamos. Por isso ele vem nessas formas de engano nos envolve na sua forma sedutora, nos destrói aos poucos e o pior é que no final ainda nos faz rir de nós mesmos com piadas mentirosas como se fôssemos palhaços. 
E nós muitas vezes aceitamos tudo isso e na verdade quem ri de nós é ele quando pecamos. Porque sabe que assim nos afastamos de Deus e isso é tudo que ele quer.

Chega de ser peteca nas mãos do diabo amados lute com Jesus e vença! 
Você pode! E consegue!

Oremos juntos: 
Senhor guarda-nos debaixo das tuas asas somos teus e queremos passar a eternidade contigo te amamos Deus em nome de Jesus amém!

Terminamos aqui, o tema os sete pecados capitais.
Um abraço!
A paz de Jesus para todos!