A Usurpação




Então, Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse: Eu reinarei.” 
(I Reis 1:5A)

Olá amigos!
Deus, me levando a leitura deste texto em que foi elaborado um plano, na verdade uma conspiração, contra a ascensão de Salomão ao trono real, me fez perceber mais uma vez, o quanto o homem esquece de sua essência e se deixa levar pelos ardis de satanás.

Dos filhos ainda vivos, ao que parece, Adonias era o filho mais velho do Rei Davi  e um indivíduo muito mimado por seu pai jamais tê-lo disciplinado ou contrariado seus errados posicionamentos e atitudes. 

Nascido depois de Absalão,  Adonias se achava no direito de exaltar-se contra a vontade de Deus, que já havia designado a Davi que Salomão seria Rei após sua morte.

Adonias nesta conspiração contra seu irmão Salomão, levou consigo alguns outros como Abisague, mulher com quem pretendia se casar, Joabe, sobrinho e comandante de Davi,  e  Abiatar,  sacerdote, e um dos conselheiros de Davi.

Fez Adonias uma grande festa convidando a todos da família e do Reino para festejarem com ele a posse do trono de seu pai, porém não convidou nem a Natã, e nem a Benaia, e nem os valentes de Davi e nem a Salomão seu irmão, por saber que estes eram fiéis a Davi.

satanás além de cegar, emburrece as pessoas. Lhes dá tamanho atrevimento, para depois lhes colocar em humilhação e vergonha.

Então Natã, o profeta, manda Bateseba, mulher de Davi, fazer Davi conhecer toda a verdade.

Davi  já sabendo de toda a verdade por Bateseba, manda que os sacerdotes dele coloquem Salomão sobre sua mula e derramem a unção de Rei sobre Salomão e toquem as trombetas para todo o Israel ouvir e façam todo o povo bradar em  alta voz e grande festa dizendo:  Viva o Rei Salomão! 

Ao final de toda a ordem dada, disse Davi:  É ele que se assentará em meu lugar.
POIS É... Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Quando Adonias e seus participantes ouviram e souberam, tremeram, temeram e dispersaram-se, diz a bíblia.

Vejam meus irmãos que quando a pessoa faz a coisa de forma errada ela se esconde e tenta esconder também daqueles que estão certos,  aquilo que está fazendo de errado.

Preste bastante atenção nisso povo amado de Deus: Toda obra que está em esconderijo pertence a satanás. Ele é o pai da mentira, e de tudo aquilo que é ou se faz escondido. Se temos algo em nossa vida em esconderijo, individual ou que envolva outras pessoas, precisamos confessar a Deus, pedir forças,  e largar imediatamente. Isso não é bom,  e não será uma boa semente para nós em que mais tarde certamente colheremos os seus frutos.

O que vem do mal não pode encontrar eco em nós ainda que de uma forma ilusória cause desejo aos nossos olhos ou nossa alma, porque dessa maneira, formamos pacto com o diabo, indo contra o nosso Deus.

Deus é luz,  e como luz que é, não tem como se esconder e nem há em Deus essa intenção. Suas obras são apresentadas a todos com total transparência, como o sol do meio dia, é algo que não tem como ser abafado, escondido, encruado, mas realmente mostrado. Assim como Davi apresentou Salomão ao povo. 

Salomão em  meio a toda essa conspiração,  obteve êxito porque  estava em obediência a Deus, e a autoridade de seu Rei e pai.

Hoje vemos muitos Adonias  se dizendo por muitas vezes FILHOS DO REI! Usurpando posições que foram destinadas, designadas, para aqueles a quem Deus separou e preparou. 

Tomam posse daquilo que não derramaram uma gota de suor para obter, subtraindo de outros o seu direito próprio. Ou, até, derramam seu suor, mas por aquilo que não lhes foi designado tomar posse, o que acaba se tornando um grande fardo com uma consciência impura e a mesma coisa diante da justiça de Deus.

Esses, muitas vezes, armam seus ardilosos planos  a portas fechadas com seus comparsas, e   pensam que dentro daquelas salas fechadas ninguém os ouvirá e nem os verá, mas Deus é aquele que vê o interior do homem, o âmago da alma,  o profundo do coração. 

E do Senhor,  nenhuma alma consegue se esconder, nenhum coração consegue se trancar. Seus olhos são como chamas de fogo que tudo vê no mais alto céu ou no mais profundo abismo,  Ele nos acha.

O fim dessa  gente tem destino certo caso não se arrependam a tempo. Pensam que vão morar no céu com Jesus, mas infelizmente, sua ganância os cegou e tornará sua realidade outra bem diferente daquela que aguardam.

Salomão não pediu para ser Rei. Deus foi quem o criou para ser Rei.

O coração corrompido pelo pecado sempre se  acha certo naquilo que está fazendo  de errado.  Porque  já pratica  erros  há  tempos e parece que tudo vai bem, que  está tudo certo,  mas não está,  só parece. 

A árvore é reconhecida pelos frutos que vem dando em favor de sua própria vida, não somente na parte financeira, mas principalmente na vida espiritual, pois muitos estão dentro da igreja sentados no banco e as vezes até fazendo a obra com seus bolsos fartos de dinheiro, mas com sua alma inquieta, com seu espírito abatido e com seu corpo em frangalhos. Basta a quem observa, analisar.

Todo o que tenta usurpar, se apossar daquilo que não lhe pertence, ou enganar alguém pela ganância de seu coração ainda não regenerado por Deus, ainda que diga ser de Deus, seus  planos serão frustrados, senão em curto e médio prazo, mas o serão em longo prazo com total certeza de fé.

E essa é a pior situação. Onde houve suficiente tempo e oportunidade para o arrependimento, e este não foi encontrado por Deus, no coração do homem. A espada do Juízo de Deus será fincada no centro dessa vida mais dia menos dia. Bem no meio, e ali o juízo de Deus se instalará.

E quando isso acontece, o indivíduo se perde, não tem para onde correr. Fica igualzinho a um cego no meio de um tiroteio. O fruto de tudo que adquiriu por sua ganância,  se dispersa como areia ao vento, os comparsas e aliados fogem e ele se vê só, só e só, pois não há paz, não há saúde, não há alegria, passa a restar somente um misto de angústia e dor. 

E com quem essa criatura terá que se ver? Com o próprio Deus!
Deus não tem aliança com o mal. Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo, diz a palavra.

Como lobo que era,  tentando ainda mostrar-se como ovelha, Adonias pede depois da morte de Davi, que Bateseba mãe de Salomão, convença-o a liberar a mão de Abisague para ele, pois Abisague era  do harém de Davi e portanto uma herdeira ao trono. 

Adonias, então, continuava em seu pecado de usurpar o trono de seu irmão. Não se arrependeu. Salomão vendo sua conspiração outra vez, não viu outra solução, senão mandar matá-lo.

O mal é realmente insistente. Sujeitai-vos  portanto a Deus e resisti ao diabo e ele fugirá de vós, diz a palavra.

Não há como tomar posse de outra vida ou de algo dela, sem matá-la  em algum ponto, em algum  grau. Portanto, quem isso o faz, tem consigo um espírito assassino,  homicida, que mata a alma humana aos poucos.

“Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si”. (I João 3:15)

O próprio Jesus não usurpou de ser igual a Deus, porém, se esvaziou, e assumiu a forma de servo. Por isso foi honrado por Deus o qual lhe deu  O Nome que está acima de todo o Nome, onde diante do nome de Jesus,  todo joelho se dobra e toda língua confessa que Jesus Cristo é o Senhor! ALELUIA!

Deus é bom! E apesar de tudo, se houver em nós  o reconhecimento do erro e o desejo de voltarmos atrás, de nos reencontrarmos e vermos que tudo na verdade foi em vão, Ele derrama de sua misericórdia e perdão. Porque o que não traz consigo  paz,  alegria, a graça de Deus, é inútil ser buscado. É atalho para o abismo.

Não nos traz realização, porque a nossa essência espiritual é alimentada por Deus e não pelos instintos pecaminosos desse mundo, como ganância, malícia, dinheiro. Dinheiro é bom para ser usado, e não, adorado, e se torna um ótimo servo de quem bem sabe utilizá-lo, mas será sempre um péssimo senhor. Só há um Deus e único Senhor, Jesus Cristo.

As pessoas estão adorando ao "deus" poder, ao "deus" dinheiro. Se dobram diante desses "deuses" fazendo coisas sem sã consciência. Matam, ferem, roubam, traem, desconhecem familiares, amigos, irmãos, e até a si mesmos se perdendo totalmente.  

 ...São as ciladas de satanás...

O homem que não tem paz em sua consciência,  em seu coração, é na verdade um desgraçado, uma pessoa desprovida da graça de Deus, um infeliz.
E se pensa ter paz praticando coisas desse nível, é porque a presença do Espírito de Deus já está bem distante e já não consegue mais convencê-lo de seu erro.

Confessarmos o mal a Deus e largarmos,  deixarmos  para trás, nos faz libertar e prosseguir em vitória.

Todo propósito, toda regra, toda disciplina, todo caminho que não está na justiça, na palavra de Deus, torna-se mal e injusto aos homens pois não tem em si, o sim, o amém, Cristo.

Seja como Salomão que através da verdade e obediência, recebeu de Deus não somente o trono real, mas sabedoria como nunca antes houve e riquezas como nenhum outro Rei possuiu.  Seja ovelha! Seja servo! Seja de Deus!

Deus conhece todos os seus sonhos e irá realizá-los um a um. Não troque a mesa farta que Ele tem para dar, por migalhas e restos do maligno. Não se apegue a tão pouco, quando se há muito a receber. 

Muito em breve Cristo voltará. Sua igreja subirá. A porta da graça, que hoje está aberta a todos, se fechará. E qual será a nossa posição diante dessa realidade? Não se iluda! O mundo passa assim como os desejos carnais, só a palavra de Deus permanece.

E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. (1João 2:17-18)
Abra seus olhos! Deus é contigo!

Que o Espírito Santo fale forte em seu coração!  
Grande abraço!
A paz do Senhor Jesus para todos!