Os sete pecados capitais (avareza)


Olá amigos, estaremos por um tempo falando aqui sobre os sete pecados capitais. Já falamos do orgulho, agora será avareza.

A Palavra avareza vem do latim "avidus aeris" que significa ávido por cobre. 
E do grego "filarguria" que significa amor à prata.

Avareza é o pecado que nutre na pessoa o desejo obsessivo de adquirir riquezas, poder e status.
Tal atitude faz com que o avarento deposite toda a sua segurança nos bens materiais. Com isso, a idolatria da matéria atinge um espaço tão grande no coração daquele que pratica a avareza que passa a substituir o próprio Deus "Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Lc 12:34).Este tipo de pessoa tende a ser extremamente egoísta, injusta e desonesta e não pensa em nada além do lucro que possa obter.

Alguns exemplos de uma pessoa avarenta:
1- Anda desleixada e dificilmente compra roupas novas para que o dinheiro não venha ser gasto como ela pensa "com coisas fúteis".

2- Não gosta de emprestar e nem dar nada do que é seu.

3- Aceita convites para comer ou dormir na casa dos outros para se divertir a "custo zero".

4- Dificilmente convida alguém para sua casa, e quando o faz, espera que o convidado contribua com a comida.

5- Passa privações extremas só para ter a sensação do dinheiro em seu bolso, ou na conta bancária.

6- Se priva de uma aproximação mais íntima com as pessoas de fora por achar que elas querem abusar do seu dinheiro. E até da família, dentro de casa esconde dinheiro, diz que não tem quando tem e é difícil para abençoar esposa e filhos tamanho seu amor pelo dinheiro.

7- geralmente guarda dinheiro durante a vida para que outros o usufruam em sua morte.

"O avarento é o mais leal depositário dos bens dos seus herdeiros." 
                                                                        ( Marquês de Maricá)

O avarento é considerado por Deus da seguinte forma:
"Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?" (Lc 12:20)

Na verdade o avarento tem um deus chamado mamon em seu coração que é o deus do dinheiro.A pessoa fica tão cega pelo dinheiro, pelos bens que adquiri, que mamon que é o próprio diabo, lhe veda a visão espiritual não a deixando enxergar que o mundo físico é efêmero, é passageiro e que tudo que nele há, no momento em que a sua alma for pedida, no momento em que a morte chegar, ficará; Nada irá desse mundo com a pessoa e tudo que ela preparou na verdade será usufruído por outros. Por isso Deus fala: "Pra quem será?"

O ser humano não tem a chave da vida e da morte em suas mãos. Sua vida é uma passagem muito rápida e não deve se apegar a nada daqui porque "TUDO VAI FICAR" Como disse Jó: " nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei..." (Jó 1:21)
Tudo que há nessa terra é de Deus e nos é dado por Ele a autoridade para usufruir de cada coisa, do bom e do melhor, de acordo com nossas atitudes. Não nos é permitido levar nada da matéria  pois depois daqui é morte eterna ou vida eterna de acordo com a escolha de cada um, é espiritual e não material. Então para que toda essa ganância?

Se você sente em seu coração,ore comigo:
Senhor peço que nessa hora Tu venhas ao meu encontro dissipar toda treva que há em mim. Se há algo de tudo que vi aqui em meu coração, que Tu possas passar por ele com tuas águas purificadoras me lavando, curando e libertando de todo esse mal assim eu quero. E já te agradeço em nome de Jesus amém !

Fiquem com Deus!
A Paz!