Os sete pecados capitais (inveja)




Olá amados! Estamos por esses dias comunicando o tema "os sete pecados capitais".  Já falamos sobre orgulho, avareza, ira, preguiça, luxúria e agora inveja.


Inveja
A origem latina da palavra inveja é "invidere" que significa "não ver".
A inveja se caracteriza por um profundo pesar pelo sucesso alheio. É um misto de ódio e desgosto originado em função de máxima tristeza diante das conquistas de outras pessoas desejando que essas sejam destruídas. O invejoso não suporta ver o bem alheio.

Características de pessoas invejosas:
1- desejo de possuir o que o outro tem, acompanhado de ódio pelo possuídor. 
2- deseja que o invejado por ele não consiga alcançar seus sonhos, projetos de vida.
3- cria barreiras, obstáculos para que o outro não desenvolva suas características próprias, e seja ele mesmo. Porque vê no outro algo que ele quer ser, mas não é.
4- o invejoso não liga para uma determinada coisa até que, a veja na pessoa invejada por ele, então instantaneamente lhe é despertado o desejo de ter ou fazer o mesmo e busca fazê-lo rapidamente procurando ser igual ou melhor nunca inferior.
5- desejo desmedido de ser o outro, de estar em seu lugar, de viver o que o ele vive.
6- o invejoso quando vê que não consegue transpor aquele a quem inveja chega por vezes desejar a sua morte.
7- não consegue fazer muitas coisas por sua própria personalidade. Está sempre imitando o que o invejado por ele tem, ou é.
8- está pronto a  aparecer e apontar o dedo minimizando e até ocultando os feitos do seu próximo.
9- faz elogios nem sempre sinceros.
10- é capaz de boicotar, fofocar, criar armadilhas só para destruir a imagem do outro diante das pessoas.
11- Fala excessivamente bem de suas coisas e diminui as dos outros.

Na bíblia há passagens de seres invejosos de outros como Lúcifer de Deus,  Caim de Abel, Saul de Davi...

Lúcifer (posteriormente denominado satanás) era o querubin da guarda de Deus. Anjo de alta confiança do Senhor que invejou a Deus e quis tomar o seu lugar criando uma rebelião no céu onde foi precipitado abaixo com a terça parte dos anjos que quiseram segui-lo. 

Caim invejou seu irmão Abel  porque Deus aceitou a oferta de seu irmão e a dele não. Mas Deus se agradou de Abel e de sua oferta e não se agradou de Caim e de sua oferta porque Abel deu o seu melhor enquanto que Caim, em seu coração designou "qualquer coisa" uma oferta comum para o Senhor.

No caso de Saul e Davi, foi despertada em Saul a inveja por Davi, quando os dois voltavam de uma guerra contra os filisteus e mulheres foram ao encontro de Saul cantando e dançando "Saul feriu aos seus milhares, porém Davi, os seus dez milhares."  Incitando assim o povo a pensar que Davi era melhor guerreiro que Saul, e afinal quem era rei ainda era Saul. Então a partir daí Saul começou a perseguir Davi.

A inveja não existe sem que antes o indivíduo faça comparações.
O objeto de desejo, só nos dá satisfação, quando a conquista é nossa, e não quando é feita em cima da conquista do outro. Geralmente quando fazemos isso, a conquista não permanece em nossas mãos. Porque só o que vem de Jesus é permanente e eterno e a benção que Ele nos dá não traz consigo o mal, a destruíção, a perda, a morte. Só que para isso é necessário sonharmos os nossos sonhos e não os dos outros, querermos a nossa vida, a vida que Jesus nos deu com os sonhos que Ele sonhou para cada um de nós e não a vida do outro. 

Deus fez cada ser humano com individualidade própria, DNA, digital, até a salvação que Ele nos dá é para cada um de nós separadamente. 
Eu entendo com isso que Ele tem um propósito individual com cada um. Eu sou importante, você é importante, eu sou especial e você também. Somos de suma importância no plano e no propósito do Deus Vivo.


Posso admirar algo de alguém, mas nunca desejá-lo para mim, porque O que Deus tem pra mim é diferenciado daquilo que Ele tem para o outro e vice versa. Abra seu entendimento e visão espirituais. 
São caminhos e planos diferentes.


Então quando eu cometo o pecado da inveja eu estou tirando a soberania do meu criador de sobre a minha vida, já que, olhando mais para o outro do que para eu mesmo(a) acabo desmerecendo, rejeitando, aquilo que Ele já tem preparado pra mim.


É mais ou menos assim, como se a mão dissesse para o pé: "Hoje você pega as coisas porque eu vou andar. Que coisa só você anda!" Não teria cabimento porque a mão foi designada para tocar, pegar, e o pé para andar, correr. Veja a bagunça que se tornaria... Assim é com todo aquele que quer aquilo que não foi designado para ele. 


Estou tomando ou tentando tomar posse do que não é meu, 
(na mente, no coração, nas atitudes) do que não foi separado para mim. 
Dessa forma, mais cedo ou mais tarde irei cair através dos frutos desse meu pecado. Não tem jeito. Plantei vou colher.


Deus tem um caminho cheio de bençãos preparado pra você! Que é só seu! Ninguém poderá tomar! Agarre a sua benção que é linda e é linda porque é sua. Lute por ela e nunca desista do seu sonho!
Cada um tem seu próprio caminho. Então creia que aquilo que está guardado para você é o que vai te saciar, te fazer feliz e no final de tudo, isso é o que importa.


Ore comigo:
Senhor admito que estou assim mas eu não quero ser assim. Agora me confrontei e tive vergonha de mim mesmo(a). Te peço tire tudo isso de dentro de mim me queima e faz o meu coração arder me mostrando que o Senhor se manifestou para destruir as obras do diabo em minha vida. Então nessa hora te peço me liberta desse mal. Quero a partir de hoje enxergar os teus desígnios para mim e não mais desejar o mal, e nem desejar nada de ninguém. 
Tudo te peço em Nome de Jesus! Amém!

Fiquem com Deus!
Forte Abraço!