O Fruto do Espírito Santo (mansidão)

 


"Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma." 
(Mateus 11:29)


Olá povo muito amado de Deus!
Estamos comunicando por esses dias o fruto do Espírito Santo conforme o texto bíblico de Gálatas 5:22.

Já falamos do amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, e agora, mansidão. 

Mansidão quer dizer brandura de gênio, quietação.
A mansidão que nos é gerada pelo Espírito de Deus requer em nós humildade diante de Deus e dos homens e submissão à palavra.

A pessoa que se julga superior em todas as coisas, gera dentro de si um espírito de soberba onde nada e ninguém pode lhe contrariar em seus posicionamentos. Em seu conceito, ela é sempre "a dona da verdade". 
O que ela diz e faz é sempre o certo e se alguém se posicionar contrariamente, ela se levanta num ímpeto de ira e confusão, por não aceitar que alguém possa estar certo além dela. Nesse contexto não há como haver um espírito de mansidão.

"Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo." (filipenses 2:3)

Quando temos dentro de nós um coração temente, de reverência e respeito a Deus, reconhecemos que Ele é o Senhor de todas as coisas existentes, como também de nossas vidas e que sem Jesus nada somos e nem fazemos.
"... Porque sem mim, nada podeis fazer." (João 15:5)

Reconhecemos que a palavra, só é acolhida dentro de nós quando nos submetemos a ela em humildade e mansidão.
"Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma." (Tiago 1:21)

O que é manso de espírito não se exaspera com facilidade. 
Na verdade para o mundo é tido como bobo, porque o mundo está acostumado com "toma lá da cá", "fez, levou", "bateu, apanha".
E o manso não age dessa forma.

Não revida a semente do mal, com o mal. Antes, espera pela ação de Deus, com a tranquilidade e a quietude do Espírito Santo em seu ser, sabendo que o Senhor, sempre tomará nossas causas em suas mãos e que não devemos nos preocupar com as injúrias, calúnias, difamações ou afrontas desse mundo. 

Não é preciso buscar vingança contra ninguém. 
Temos um justo juiz e um vingador que é Deus.
"... a mim me pertence a vingança; eu é que retribuírei, diz o Senhor." 
 (Romanos 12:19)

O nosso Deus tem medida e balança exatas, sabe onde atingir o alvo a que se destina, corretamente. 
Ele conhece o coração humano e nós não. 
A vingança dEle é justa. A nossa não. 
Deus quando vinga é para levar o indivíduo ao estado de sofrimento e consequente arrependimento. Porém, a vingança do ser humano é para destruíção e se apresenta em um coração odioso e irado.
Na vingança de Deus não colhemos o mal. 
Em nossa vingança, sempre colheremos o mal.

Aquele que é manso é amoroso pois não guarda rancor em seu coração, é alegre porque tem humildade e se submete à palavra, tem paz em si mesmo porque não revida o mal com o mal, é longânimo dá tempo ao tempo, é benigno reconhece os outros superiores a si mesmo, é bondoso porque em sua mansidão não requer vingança contra aquele que o afronta, tem domínio próprio porque não se levanta contra ninguém e é acima de tudo, fiel à Deus e à sua palavra porque a põe em prática. 

"Bem aventurados os mansos porque herdarão a terra." (Mateus 5:5)

A paz do Senhor Jesus para todos!