Os sete pecados capitais (Ira)


Olá queridos! Estamos por esses dias comunicando esse tema, onde já mencionamos o orgulho, a avareza e agora estaremos falando sobre a ira.


A ira é o sentimento que incita contra o outro. Esse impulso desordenado consiste na perda de controle diante de situações adversas. 

Por ter componentes irracionais, a ira não deve ser confundida com o ódio, que pode atingir seus objetivos destrutivos somente pela racionalidade.

A ira é uma explosão forte de um sentimento ruim, proveniente de uma contrariedade, de uma desilusão, de um acontecimento inesperado e ruim, de uma inconformidade ou de uma culpa. 

Essa explosão, quando ocorre, faz o indivíduo perder a noção de seus atos, fazendo-o agir irracionalmente. Quando muito forte, a ira pode converter-se em ódio, o que faz a pessoa querer, pelo uso da razão, se vingar e compensar o que sente de ruim, sentindo prazer ao obter êxito. A ira é um sentimento rápido e breve, enquanto o ódio pode durar até uma vida inteira. Apesar disso, num ataque de ira, pode-se cometer erros até mais graves que as vinganças movidas pelo ódio, tamanho seu poder de estimular os ímpetos maléficos de uma pessoa.

Para isso Deus nos revela em sua palavra em efésios 4:26 "irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo."

As pessoas que se iram com facilidade são denominadas pela bíblia de iracundas essas pessoas suscitam contendas, e não se sentem realizadas enquanto não conseguem trazer para o seu meio um ambiente hostil e desagradável. Diferente da pessoa que se ira em situações de injustiças ou inverdades como Jesus quando chegou ao templo e viu pessoas ali comprando e vendendo não respeitando a casa de Deus como uma casa de oração.
O primeiro tipo de ira geralmente se transforma em ódio se racionalizando e premeditando situações piores e ruins, já o segundo é o que a bíblia cita aconselhando-nos  que não deixemos que se ponha o sol, que vire o dia, crie raiz dentro de nós e se transforme em ódio que é o caso onde o diabo entra e faz morada na vida do indivíduo.

exemplos de pessoas iracundas:
1- Pessoas que não sabem dialogar sobre um assunto contundente que logo começam a gritar e se descontrolar.
2- Pessoas que qualquer coisa as faz explodir, seja no trânsito, em casa, no trabalho, no colégio saem falando palavrões, gritando desmedidamente..
3- Pessoas que não aguentam uma situação adversa por muito tempo e logo querem partir para a briga.
4- Pessoas que por não conseguirem realizar aquilo que desejam em sua vida se levantam contra outras sem motivo aparente.
5- Pessoas que querem se vingar a todo tempo de uma ou mais pessoas por um desejo incontrolável de raiva devido a uma ofensa ou insulto recebido.
6- Pessoas que sentem prazer na vingança contra alguém, afinal "a vingança é um prato que se come frio".
7- Pessoas que odiosas de outras alimentam esse sentimento por toda uma  vida através de perseguição, maus tratos, indiferença, descaso...

Para combatermos a ira precisamos da presença de Deus em nossas vidas um Deus de Amor verdadeiro chamado Jesus Cristo, onde só e somente ELE poderá fazer renascer nesse coração atordoado e descontrolado por satanás os frutos do seu Espírito que são amor, alegria, paz, mansidão, domínio próprio,...
Quando abrimos o nosso coração para ELE atuar, toda a treva se dissipa. E infelizmente isso serve também para aqueles que estão dentro das igrejas.

Se essa mensagem falou com você, Ore comigo:
Senhor te agradeço porque estou nesse momento lendo essa mensagem até o fim e te peço que me convertas desse mal caminho e me faça andar pelas tuas veredas trazendo sobre a minha vida tudo de melhor que eu sei que o Senhor tem para mim. Não tenho forças por mim mesmo(a) para mudanças, por isso entrego tudo o que sou em tuas mãos. Confio em TI Deus te entregando minha vida e te dizendo muito obrigado por tudo! Em Nome de Jesus, Amém!

Fiquem com Deus!
A Paz de Jesus seja com todos!
Forte abraço!