Porfias




Olá amados amigos e irmãos em Cristo!
Um pouco de tempo que ficamos afastados, mas aqui estamos de volta.
A alegria do Senhor é a nossa força!

Estamos por esses dias comunicando o tema: "As obras da carne" conforme o texto bíblico de Gálatas 5:19-21.

Podemos definir como porfia uma competitividade, briga por superioridade.

Uma disputa ou competição intencionalmente invejosa, uma teimosia persistente contra algo que se quer abolir ou alguém que se quer destruir, onde há uma procura de sempre se colocar acima ou a frente do outro em rivalidade, pelo alcance do que se deseja muitas vezes usando de articulações.

No Reino de Deus nada se alcança por influência, ou por contenda, ou por vanglória, ou por articulação dos homens mas pela estrita e soberana vontade de Deus.

A igreja de Filipos foi fundada por Paulo em sua segunda viagem missionária e foi a primeira igreja estabelecida por ele na Europa.

A carta de Paulo aos filipenses foi na verdade um modo de agradecimento ao povo da igreja de Filipos por haver lhe mandado pela terceira vez, ajuda financeira, oferta, agora através de Epafrodito, o qual em sua volta, levou a carta aos filipenses. 

A relação de Paulo com a igreja de Filipos sempre foi íntima e cordial, apesar de saber que a igreja apresentava problemas com rivalidades e ambições pessoais.

No capítulo 1 do verso 15 em diante da carta aos filipenses, Paulo começa dizendo assim:

Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; uns na verdade anunciam a Cristo por contenda e não puramente, julgando acrescentar aflição as minhas prisões... 

Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda maneira, ou com fingimento ou com verdade, nisto me regozijo... 

Havia se alojado ali, um espírito de competição, de disputa, uns querendo passar a frente de outros, uns querendo ser mais que outros, a briga pelo poder.

Alguns chegaram a pregar a palavra de Deus por contendas em meio a porfias  e invejas. Porém, como haviam pessoas sendo salvas, Paulo se alegrou com a situação.

É meu irmão e minha irmã... é difícil!

Já falei isso aqui um milhão de vezes, mas não me canso de repetir:
A obra já tem dono. é de Deus. Ele é o dono. Ele levanta, e ele abate. Ele coloca em evidência e Ele tira de evidência, de acordo com o plano que traça e o estado em que encontra o coração humano.

No Reino de Deus a nossa visão deve estar focada naquilo que beneficia a obra de Cristo e glorifica o seu nome, o nome de Jesus.

Competição por tempo de casa, competição por tempo de joelho dobrado, competição por inveja de uma voz que louva melhor, competição por ministério, competição por um que tem mais fé, competição por outro que prega bem, pelo cargo que quer tomar de outra pessoa, competição por achar que não é outro que tenha que fazer isso se não ele ou ela própria, uma disputa pra ver quem chega primeiro, quem é o primeiro colocado.

E o pior de tudo que é uma "guerra fria" a hipocrisia reina. É tudo velado, encoberto, como se nada estivesse acontecendo. É o famoso "matando na unha" com sorriso nos lábios. Fingindo ter paz, onde há guerra. Em seus próprios corações porfiadores. Será que esse  tipo de sujeira o Criador dos céus e da terra e Senhor de sua igreja não está vendo?!!!...

Só uma pergunta: O prêmio não é o céu? a salvação? para todos? ou alguém deseja que alguma alma passe a eternidade no inferno? Ou então a verdadeira intenção não é espiritual e sim carnal, a cobiça por poder.

Porém, o prêmio que os porfiadores buscam é a satisfação de seu próprio ego, seu próprio eu. Mostrar a todos que sabem, que podem, fazem e acontecem, dando muitas vezes com a cara na parede e colocando Deus de lado, em sua própria obra. É eu faço, eu posso, eu tenho, eu sou.

Membros de igrejas, anciãos, antigos, rivalizando com outras igrejas, falando mal de outros ministérios. Isso é horrível para uma pessoa que se denomina de Deus. Jesus não julgou mal a quem quer que seja, quando transmitia a verdade era para confrontar com os enganos de satanás.

Temos que transmitir a palavra, a verdade, porque nela a mentira, o engano, é revelado. Não são necessárias guerras. Somente a propagação da palavra de Deus.

Cada ministério tem sua própria fé e arrebanha muitos ao reino e se há salvação como disse Paulo, está ótimo. Sabemos que tem coisas que parecem loucura aos nossos olhos, e até profanação, porém não fomos chamados para julgar. Mas para ajudar, interceder, salvar.

Porque pessoas estão ali sendo curadas, libertas e salvas e isso é o que interessa para Deus. Por isso Deus permite que as portas permaneçam abertas. Ou Ele não é mais Deus para julgar ou enxergar essas coisas?

Os homens em seu ego desenfreado estão sempre querendo tomar a frente de tudo e se esquecem que o Todo Poderoso tudo vê e age através dos homens na hora exata. Não podemos de forma alguma, julgar.

Muitos reclamam de outros ministérios não por preocupação da salvação das almas, mas por interesse do dinheiro que poderia estar vindo em suas mãos e estão indo para outras mãos, para outros ministérios.
Me desculpem, mas não posso calar a minha voz diante de tamanha verdade.


O nosso inimigo é o diabo. Não são pessoas.

Há um demônio maldito de inveja e porfia atuando fortemente nos dias atuais colocando seres humanos uns contra os outros. A pessoa não enxerga que tem demônio na outra e que a outra necessita urgentemente de oração.

Por vir primeiro à mente, o ego e não a pessoa de Cristo, se pensa logo em passar por cima.

A reconciliação feita por Cristo na cruz é da humanidade com ele, e de uns com os outros. Amai a Deus sobre todas as coisas e amai ao próximo como a ti mesmo.

O dono maior é Jesus e qualquer que se tornar cooperador dessa obra, não estará fazendo mais que sua obrigação e a recompensa é do céu e não das mãos de homens.

Graças a Deus que Paulo diz no mesmo texto que alguns pregam por inveja e porfia mas outros de boa vontade. 

Se temos realmente o Espírito de Cristo em nós, larguemos de mão em renúncia pelo nosso alvo que é Cristo, todos esses males. Não vale a pena cultivarmos essas obras em nossa vida. O fruto será amargo aqui, e por toda a eternidade.

O poder é Cristo e não a ganância de nossas ambições.

Porfia é uma obra da carne e onde habitam obras da carne, ali não há o Espírito de Deus. Porque a carne milita contra o Espírito e o Espírito contra a carne.

Que possamos guardar a palavra de Deus em nossos corações, para que o pecado não seja mais forte que ela, em nós.

Na próxima mensagem estaremos falando sobre emulações.
A paz do Senhor Jesus para todos!
Fiquem com Deus e até lá!