Jesus- A água viva




"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz dá-me de beber, tu lhe pedirias, e Ele lhe daria água viva." 
João 4:10

Olá muito lindos e amados irmãos!

Esse texto da mulher samaritana é muito rico em toda sua mensagem, pois há muitas mensagens riquíssimas para nos edificar, dentro dele. Saibam que no momento em que o li, senti uma fortíssima presença de Jesus bem junto a mim. MARAVILHOSO!

Jesus em um determinado momento de seu ministério terreno, precisava ir para Galiléia, mas era necessário passar por Samaria, diz a palavra  em João 4:4. 
Quando os viajantes iam da Judéia para a Galiléia, costumavam evitar passar por Samaria, e atravessavam para a margem oriental do rio Jordão porque os samaritanos e os judeus não se comunicavam.

Porém, Jesus, desejava testemunhar para os samaritanos que ali estavam desprezados. É necessário que olhemos sempre para os que estão à margem da estrada na qual estamos seguindo em nossa rota. Não haverá atrasos, faz parte da obra, está no controle de Deus. Pois há muitos que clamam.

Enquanto seus discípulos foram comprar comida, Jesus, cansado do caminho se assentou junto a fonte de Jacó para descansar, quando veio uma mulher samaritana tirar água e Ele então pede: Dá-me de beber. 

E então a mulher fala a Ele: Como tu me pedes água para beber sendo tu judeu e eu samaritana? 

Já era raro um homem conversar com uma mulher publicamente, ainda mais um judeu se comunicar com uma samaritana e mais ainda; beber água de uma vasilha samaritana para um judeu, tornava-o cerimonialmente impuro.

Vejam meus irmãos, quantas barreiras Jesus teve que atravessar no contexto histórico da época, para alcançar primeiro a alma daquela mulher e depois as outras almas que viriam após ela. São as mesmas que devemos enfrentar hoje para ganharmos as almas para Ele, sem temer, porque Ele tem cuidado de nós.

Não existe alma samaritana, judaica, brasileira..., assembleiana, nova vidense, batistana, presbiteriana... enfim, todas as almas pertencem a Deus. E ele veio para as requerer de volta para Ele, das mãos de satanás.

Eis que todas as almas são minhas... (Ezequiel 18:4)

Então ali, naquele momento, se inicia um diálogo entre Jesus e a mulher.
Jesus lhe fala: Se tu conheceras o dom de Deus (a salvação da alma), e quem é o que te diz dá-me de beber, tu lhe pedirias e Ele te daria a água da vida.

Nesse momento, o espírito daquela mulher o reconhece como Senhor, pois ela já não fala mais com Jesus da maneira como estava falando, porém, passa a chamá-lo de SENHOR. Aleluia! e diz: Senhor, tu não tens com que a tirar e o poço é fundo, onde pois tens a água viva?

A água viva é a palavra de Deus, o próprio Jesus.

Então Jesus lhe diz: Qualquer que beber dessa água terá sede de novo, mas aquele que beber da água que eu lhe der, nunca terá sede. Porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Nesse momento seu coração anseia por essa água e diz: Senhor dá-me dessa água para que eu não tenha mais sede e não venha aqui tirá-la. 

A mulher samaritana não estava entendendo o que Jesus estava falando. Estava vendo ainda a água do mundo material, a água do poço. 

Uma vez que ela não entendeu o significado da "Água viva", Jesus muda o rumo da conversa de modo a mostrar sua necessidade como pecadora.

Jesus, havia falado algo da máxima intimidade e privacidade daquela mulher revelando a ela a verdade de sua vida, e que era profeta de Deus. Quem pode revelar a verdade que há dentro de nossa alma? Só Deus.

Jesus diz a ela: Vai, chama teu marido e vem cá. 
Então ela respondeu: Não tenho marido. E Jesus disse: Disseste bem. Não tenho marido. Porque tiveste 5 maridos e o que agora tens não é teu marido. Isto disseste com verdade.

Os rabinos permitiam de 2 a 3 divórcios no máximo, mas a mulher já havia ultrapassado esse limite e naquele momento vivia com um homem em uma relação adúltera. 

"Isto disseste com verdade", até ali na conversa, tudo que a mulher estava falando era o que via com os olhos da carne e não do espírito. Portanto estava falando o que não era a verdade de Deus. Mas, quando disse: Não tenho marido, os olhos do espírito lhe foram abertos e ela enxergou sua realidade de vida pecaminosa, sem máscaras, nua e crua, porque professou em verdade revelada do céu, a verdade absoluta de sua história de vida. Profundo demais!

Muitas vezes estamos com a nossa verdade, o nosso eu, a nossa essência, camuflados em nossa alma pelas cinzas dos pecados do engano, da soberba, e tantos outros e nos é necessário o sopro do Espírito da verdade para que assim,  a cinza saia,

e a brasa da fé  que estava embaixo, revele-se acesa, abrindo os nossos olhos espirituais para que possamos enxergar essa verdade antes camuflada, sem mentiras e sem ilusões, e esse será o nosso ponto de partida para uma vida plena. Jesus ali, agiu essa função de trazer à tona a verdade de vida daquela mulher, porque enquanto não nos enxergamos como realmente somos e o estado em que estamos, não nascemos de Deus e não avançamos em vitória. 

Jesus é o espelho de nossa alma. Quando olhamos para Ele, a nossa verdade é manifestada.


Deus quer abençoar e salvar indivíduos e suas respectivas famílias, por isso também a manda chamar seu marido. Para mostrar a ela que estava na ilusão e só e que precisava de um verdadeiro marido para formar uma família salva e feliz.  Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa (Atos 16:31)

Então, já com os olhos espirituais abertos, aquela mulher, reconhece que Jesus é o profeta de Deus.  

Ali, ela deixou o cântaro que trazia para buscar água. 
Já não podia e nem queria mais carregá-lo. O cântaro do pecado, da arrogância, da prostituíção, agora, ela tinha acesso a fonte das águas verdadeiras. Aquele que conhece a Jesus não carrega mais o cântaro, o peso do pecado, é livre.

Mais adiante ela quer saber onde adorar a Deus, se no monte, ou em Jerusalém, e resumindo, minha gente, Jesus quer o nosso coração. Esse é o altar da adoração. Onde o adoramos em Espírito e em verdade. 

Não importa a raça, a cor, a situação financeira ou de vida, monte, igreja, denominação, não importa para Jesus, a doutrina dos homens, os costumes, limites humanos, tanto que nesse texto Ele os ultrapassou como em vários outros na bíblia, o que importa para Ele é um coração adorador, uma alma que o conheça e enxergue sem máscaras a verdade, Jesus, como também a  verdade de sua própria vida. 

Depois disto, muitos samaritanos foram ter com Jesus e creram nele por causa inicialmente, da palavra da mulher que testificou: Ele disse-me tudo que tenho feito. 

Ele quebrou os grilhões do inferno que acorrentavam aquela gente. A sua presença e palavra ultrapassaram os limites humanos e salvou aquele povo.

A proposta de Jesus para aquela mulher, assim como para mim e para você hoje, é que recebamos à Ele e a sua dádiva, a salvação, sem nenhuma mudança de vida como pré-requisito, porque após crermos em sua palavra, o nosso modo de vida é transformado pelo poder de seu Santo Espírito. 

Ele é lindo! Jesus, a fonte das águas vivas!

Grande e muito forte abraço a todos!
Fiquem com Deus