As obras da carne - Ira


Olá amado povo de Deus!

Estamos por esses dias comunicando o tema As obras da carne e estaremos falando agora, sobre iras. 

Ira é o sentimento que incita contra o outro.
Esse impulso desordenado consiste na perda do controle em situações adversas.

Por ter componentes irracionais, a ira não deve ser confundida com o ódio, o qual pode atingir seus objetivos destrutivos somente pela racionalidade.

A ira é uma explosão forte de um sentimento ruim, proveniente de uma contrariedade, de uma desilusão, de um acontecimento inesperado e ruim, de uma inconformidade, ou de uma culpa.

Essa explosão quando ocorre faz o indivíduo perder a noção de seus atos, fazendo-o agir irracionalmente.

Quando muito forte, a ira pode converter-se em ódio, o que faz a pessoa querer, pelo uso da razão, se vingar e compensar o que sente de ruim, sentindo prazer em obter nisso, êxito.

A ira é um sentimento rápido e breve, enquanto o ódio pode durar até uma vida inteira. 

Apesar disso, num ataque de ira, pode-se cometer erros até mais graves que as vinganças movidas pelo ódio.

A palavra de Deus relata em Efésios 4:26 "Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo".

Pessoas que se iram com facilidade são denominadas pela bíblia de iracundas.
"O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apaziguará a luta" Provérbios 15:18

Através de contendas levantadas, o indivíduo não se realiza enquanto não consegue fazer do ambiente em que está, um lugar hostil e desagradável.

Diferente daquele que se ira em situações de injustiças e inverdades como o Senhor Jesus quando chegou ao templo e viu ali, compra e venda de mercadorias como se fosse um mercado e disse-lhes:  
A minha casa é casa de oração, mas vós fizestes dela um covil de salteadores. (Lucas 19:46)

A ira que suscita contendas para criar um ambiente hostil, geralmente se transforma em ódio, se racionalizando, e premedita situações piores e ruins. 

Porém, a ira com que Jesus se irou no templo, não se enraíza dentro do ser, mas se levanta para uma determinada situação e logo passa.

Por isso a bíblia diz para que não deixemos se pôr o sol, passar para o outro dia, se enraizar esse mau sentimento dentro de nós porque aí sim, acabará virando ódio e é o caso em que o diabo vem e faz morada no indivíduo, na pessoa.

Pessoas iracundas são difíceis ao diálogo, são pessoas geralmente descontroladas emocionalmente que a qualquer problema estão gritando e atacando desmedidamente o outro, 

pessoas que em alguma frustração de seu sonho e/ou de sua vida se levantam contra outras sem motivo aparente, 

pessoas que sentem o prazer na maldade, na vingança, que perseguem, maltratam, amaldiçoam, caluniam, difamam, afrontam outras pelo ódio que carregam dentro de si de uma vida em seu interior, infeliz...

O amor de Deus cobre todas as transgressões humanas. Ele é acompanhado de seu perdão e misericórdia. Gera união e unidade em amor. E está aberto a todo o que crê no sacrifício vivo de seu filho Jesus na Cruz do Calvário.

Ao nos rendermos a esse tão grande amor, damos imediato sinal ao inferno que o Senhor, o dono de nossas vidas agora é outro. 
O autor e consumador da fé.
O autor da vida.  Jesus Cristo! E contra Ele satanás não pode e foge de sua presença! Aleluia!

O ódio ou ira contendeira, é gerado por satanás dentro do ser humano. E o contamina de tal forma que é esse sentimento que nutre o próprio diabo em todo o tempo dentro de nós, contra nós mesmos e permitido por nós. 

Todas as vezes que nos levantamos em ira contra alguém estamos levantando as obras de satanás em nós, a face de satanás em nossa vida.

"Portanto os que estão na carne não podem agradar a Deus"  
Romanos 8:8

"Porque vós irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade, para dar ocasião à carne. Mas servi-vos uns aos outros pelo amor".  Gálatas 5:13

Fomos feitos à imagem e semelhança do altíssimo Deus e não do diabo.

Que o Espírito de Deus fale muito mais ao nosso coração.

LEIA A BÍBLIA
Na próxima mensagem estaremos falando sobre pelejas.
Fiquem com Deus, forte abraço e até lá!