Impureza


“ Não compreendeis que tudo o que entra pela boca  desce para o ventre e, depois, é lançado em lugar escuso?  Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.”   (Mateus 15: 17-19)

Olá povo muito amado por Deus!
Estamos comunicando por esses dias, o tema:  “As obras da carne”, conforme o texto bíblico de gálatas 5:19-21.

Quando somos chamados por Deus, somos como uma pepita de ouro quando é achada. Para os que não são conhecedores de pedras preciosas, elas mais parecem uma simples pedra como tantas outras. 

Porém, para um especialista conhecedor de pedras e de jóias, ela é uma linda pedra preciosa, porque a conhece, e não a vê  como tantos outros pelo estado em que se apresenta, mas já a vê como ouro refinado no fogo, em que é arrancada toda a sua impureza e onde vem a se tornar uma jóia de grande valor, ouro puríssimo.

Quando passamos pelo fogo do Espírito pensamos que é o nosso fim, somos provados por Deus e nada entendemos racionalmente, assim como quando o ouro é queimado e parece que nada mais restará daquela pedra, porém, é apenas o começo de uma nova vida para nós e uma nova fase para o ouro.

O nosso coração é assim para Deus. Quando o Senhor Deus nos escolhe, e, nos chama desse mundo para Ele, se alegra como um garimpeiro ao achar uma pedra preciosa, temos um coração como pepita de ouro. Aos olhos humanos, cheios de defeitos, problemas sem solução, personalidade e caráter deformados  que camuflam o nosso verdadeiro brilho. 

Você tem um brilho especial!

Quem passa por nós, nos olha com olhos de quem não vê mais jeito, não vê mais solução para que haja uma mudança.  Pepita de ouro aos olhos humanos,  é o que somos.

Só que: Por debaixo de toda imundícia acumulada em nossa alma, assim como na pepita de ouro,  há um coração de ouro,  raro, brilhante e puríssimo, precisando apenas ser provado no fogo do Espírito Santo,  para que lhe seja retirada toda impureza e sujeira e reste apenas aquilo que ele sempre foi . Pedra  preciosa,  ouro refinado por Deus, o nosso grande garimpeiro e ourives.

A bíblia relata que certa vez  vieram a Jesus alguns fariseus e escribas perguntando-lhe porque os discípulos de Jesus transgrediam a tradição dos anciãos de lavarem as mãos antes da refeição.  Somente a interpretação tradicional e a expansão rabínica da Lei exigiam isto; a Lei escrita não o fazia (Lv 22:1-16). Apenas os sacerdotes precisavam fazer uma lavagem cerimonial antes das refeições a fim de se purificarem de qualquer coisa imunda.

Então Jesus os acusa de serem hipócritas, pois a purificação deveria ser primeiro da alma, do coração, para depois  o ritual da lavagem das mãos e lhes diz:
“Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.
(Mateus 15: 7-9)  

Pois o que é mais importante? Uma alma limpa, livre e salva sem prática de rituais, ou uma alma com práticas ritualistas, porém, podre por dentro como sepulcro caiado? Com lápide e adornos por fora, mas dentro cheia de ossos secos e sem vida? 

Rituais cabem bem para corações puros, onde tornam-se uma linda conseqüência.

Mas para o coração impuro, o ritual  torna-se cegueira espiritual.

Por isso Jesus diz:  “Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.” (Mateus 15:14)

A coisa mais valorosa para Deus na atitude do ser humano, é:  Qual a intenção do nosso coração?

O que se passa dentro de cada um, qual o desejo mais íntimo de dentro do nosso ser, qual o nosso propósito quando tomamos atitudes para nossas vidas ou que envolvam  outras  pessoas?

Essa é a pergunta de Deus para mim e para você hoje.  

Cada atitude nossa, representa uma intenção gerada em nosso coração. 

O bem e o mal não são colhidos daquilo que representamos externamente e sim da semente, da intenção que foi gerada dentro do nosso coração. A boa intenção do coração revela a dimensão de pureza em que nossa alma está diante de Deus.
A sequência é: Alma purificada no fogo que gera as intenções boas no coração e transforma as atitudes para o bem. 

Pode ninguém entender o que se passa ou ver o que está dentro de nós, mas Deus o sabe e nos julgará e nos fará colher frutos,  segundo essa intenção. 

Faremos a colheita, segundo a  intenção do plantio. Se para o bem, bem. Se para o mal, mal.

“Como vaso de barro coberto de escórias de prata, assim são os lábios amorosos e o coração maligno” Provérbios 26:23

Há pessoas que anseiam por falar boas coisas, mas que não são coisas verdadeiras vindas do coração. São lábios mentirosos. Na verdade, uma fachada enganosa para esconder uma realidade interior repulsiva.

Ninguém se esconde do Deus que tudo vê e somente ELE é Deus e justo Juiz por  conhecer o interior e a verdadeira intenção do coração humano. Ele é o nosso criador. E a aqueles que são seus verdadeiros servos, Ele revela antes,  todo tipo de engano, conspiração e falsidade. Não há como se esconder.

O salmista disse no salmo 51:10, “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”.   Quando temos um coração puro diante de Deus, ele ouve nossas orações, as responde, e renova em nós um espírito inabalável, ficamos firmes na rocha e as tempestades da vida não nos derrubam.

Porque quando o diabo vai diante de Deus para afrontá-lo com nossos pecados, ele diz para Deus:
 “É a tua criação... Você não enviou seu filho?! Seu único filho amado para padecer por eles?! Eles não merecem está vendo aí?  Vivem fazendo o mal! Fazem tudo que eu quero...”

Mas quando temos um Deus que  nos é  íntimo, Ele nos conhece e não permiti que o diabo nos toque.  

Por isso diz em provérbios 27:11 “Sê sábio filho meu, e alegra o meu coração, para que eu saiba responder a aqueles que me afrontam”.

A pureza do nosso coração, alegra o coração de Deus e promove o afastamento do diabo em nossas vidas.
Porém, a impureza, promove o pecado.

O início do pecado se dá, quando abrimos lugar para o mal que nos foi lançado por satanás em nossa mente, e não o repreendemos  naquele mesmo momento. Ali, já iniciamos o pecado.

Fazemos como Eva no paraíso que além de parar, ouviu e deu crédito à palavra da serpente,  praticando o pecado e  esquecendo-se da palavra de Deus.

“Ouvistes o que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém,  vos digo: Que qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela.” ( Mateus 5:27-28)

Para Deus, é dessa forma.
Veja que os padrões de Deus não são os nossos padrões.  Nos padrões de  Deus, o só sentir ódio por alguém já é homicídio,  o só desejar o cônjuge de alguém, já é adultério. Há que haver em nós um puríssimo coração. 

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração porque dele procedem  as fontes da vida.”
Provérbios 4:23

O sangue de Jesus foi derramado na Cruz do Calvário para nossa purificação e libertação de todo o pecado.
Todo aquele que Crê em Jesus Cristo e o recebe em seu coração, é liberto de toda impureza e imundícia do pecado, passa pelo fogo do Espírito Santo e o seu brilho é mostrado a todos como valiosíssima jóia preciosa para Deus.

Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.
Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. (Marcos 7:15-17)

Que o Senhor Jesus fale muito mais ao seu coração! 

LEIA A BÍBLIA.

Na próxima mensagem estaremos falando sobre o 4º tópico que é lascívia


Forte abraço, a paz do Senhor Jesus para todos e até lá!