Emulações ou ciúmes


Olá povo muito amado de Deus!
Estamos por esses dias comunicando o tema: "As obras da carne" conforme o texto bíblico de Gálatas 5:19-21. 
Emulações, ou ciúmes como descrito em algumas versões bíblicas, é um sentimento que estimula o interesse e o trabalho para igualar ou exceder os outros no que é bom. Um despeito de afetos e,ou progresso alheio.

A bíblia relata no livro de atos dos apóstolos, no capítulo 19, dos versículos 11 ao 16, que Paulo fazia maravilhas extraordinárias a ponto de que até os lenços e aventais dele que se levavam aos enfermos, estes, eram curados. Então alguns dos exorcistas judeus ambulantes, que eram os sete filhos de Ceva, sacerdote judeu, tentavam invocar o nome de Jesus sobre os espíritos malignos dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.

Então o espírito maligno se voltou para eles e lhes disse: Conheço a Jesus, e bem sei quem é Paulo; Mas vós quem sois? E pularam em cima deles de tal maneira que nus e feridos fugiram daquela casa. 

Os sete filhos de Ceva, estavam na verdade, enciumados do Ministério de Paulo por serem eles mágicos, filhos de sacerdote e não conseguirem fazer o que Paulo fazia. Só que o que Paulo fazia não era por ele mesmo, mas pelo poder de Deus, do nome de Jesus o qual ele era servo consagrado e fiel, porém, eles, por se considerarem tanto quanto ou mais do que Paulo, acabaram sofrendo efeito contrário.

Uma pessoa assim, está sempre imitando, ou criticando, ou tomando a frente de situações, mas sempre com sentido de exceder, ou controlar, ou sobrepujar os feitos de outra(s) pessoa(s).

Eu faço melhor, eu consigo mais rápido, eu tenho mais sorte, eu sou mais abençoado, eu sou o primeiro, se faz pra ele, faz pra mim também, se ele tem, também quero ter ... Eu, eu, eu, sou, faço, estou, consigo, posso... enfim, ciúmes, vaidade da carne.

O intenso desejo de 1º lugar do pódium está em seu coração. Seja isso em forma de relacionamentos, em forma de conquistas materiais, em forma de favores alheios...

O 1º lugar, e o que vem na frente, e antes de tudo na vida de um ser humano, tem que e deve ser Deus.

Pessoas que operam essa obra da carne, geralmente são pessoas que alimentam dentro delas um espírito que as faz se sentirem diminuídas diante dos outros, um complexo de inferioridade que se instala muitas vezes devido a um passado que não foi consumado, encerrado, dentro de si mesmo. 

Através do tempo tudo já passou, acabou, mas dentro delas vivem esse passado como se fosse ainda o hoje, sem se perceber.

Muitos já estão na presença de Deus, pediram perdão, Jesus já perdoou, mas não perdoaram-se a si mesmos e nem a quem as possa ter magoado e as vezes  até, sem o outro saber. 

O ódio por uma ou várias situações ocorridas, é levado por toda uma vida de amargura que não somente para si mesma, como também transferido para muitos que estão a sua volta.

Isso satanás atuou na mente e não é algo que surgiu da noite para o dia, mas uma raiz de amargura que penetrou profundamente, ao longo de anos, dentro de seus corações.

Veja os filhos do sacerdote Ceva carregavam a soberba de serem melhores por estarem em uma posição neste caso aparentemente privilegiada, porém um ledo engano. Por dentro sabiam que não conseguiriam, tanto que falaram com os demônios em nome de Jesus a quem Paulo prega, não tinham a confiança em Deus que Paulo tinha, decorrente da fé.  Não existia toda a superioridade que tentaram demonstrar.

O nome de Jesus não tem efeito algum em uma vida sem consagração e sem fidelidade a Ele. 

Uma infância, adolescência de crises financeiras e,ou emocionais, satanás lança pensamentos malignos à mente que são conduzidos e recebidos num coração desejoso de superação, avanço, poder, e se enraizam ali, gerando esse e outros males.

Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12:15

A raiz de amargura contamina a um, para depois, contaminar muitos outros. 
É o próprio mal enraizado dentro de um ser e sendo através dele transferido para muitos. Há que haver arrependimento, perdão.

Toda ação exigi uma reação. Quando somos atacados, por instinto imediato contra atacamos.

Como esse ataque está enraizado por satanás na alma, da alma é lançado o contra ataque. Geralmente quando se revida, revida-se com uma força maior para sobrepor, superar, aquilo que nos foi lançado em ataque, então o sentimento de diminuição, de inferioridade, é retornado para fora com toda força em demonstração de superioridade.

Tudo engodo de satanás com suas guerras dentro de nós, porque essa superioridade a cada vez que é demonstrada como uma capa para outros, acaba aprofundando cada vez mais as feridas enraizadas na alma, escondendo cada vez mais o desejo real, a sede, a grande necessidade de uma cura e de uma mudança em seu interior que só virá se houver humildade, arrependimento e perdão.

O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos. Provérbios 17:22

O que vem com o sim, o amém de Deus, que é Cristo, possuí um brilho especial, exclusivo, individual para cada um. Aquilo que é brilho para mim, será opaco para o outro e vice-versa.

O que está dentro de nós é fonte gerada por Deus e não há como enciumar, invejar, ou querer ser melhor, porque é uma parte diferenciada que Deus dá de seu Espírito a cada ser humano. E cada um tem sua parte, sua benção, seu momento, sua promessa específica. 

Deus cria com singularidade, por isso não há como se imitar o interior de um ser. Paremos de olhar para os dons alheios e voltemos o olhar para aquilo que Deus também nos deu. Basta procurarmos em nós que o acharemos e isso será como uma pedra bruta que uma vez achada e lapidada se tornará uma pedra preciosa em nossa vida. Lindo demais é esse nosso Deus ALELUIA!

Na verdade, as obras da carne vem do ódio de satanás alimentado dentro do coração humano, que se transforma em inveja, gerando o mal para destruição do ser humano e morte eterna. 

Esse é o desejo de satanás e ele transfere aos seres humanos aquilo que ele é, quando liberado e autorizado por nós, dentro de nós mesmos.
A coisa é séria. 

Deus é poderoso para nos libertar. Se confessarmos a Ele sem reservas, tudo que há no profundo do nosso coração, todas as feridas e mazelas, admitindo nossos erros, Ele é fiel e justo para nos perdoar e nos fortalecer nos restaurando para uma nova vida com Ele.

Deixa Deus trabalhar em você! Abra o seu coração!

Na próxima mensagem estaremos falando sobre iras.

Fiquem com Deus!
Muito forte abraço!
E até lá